MARKETING DE INFLUÊNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS EFEITOS ADVERSOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO ONLINE E O PAPEL DO CDC

Autores

  • Brenda Mykaelle Santos Silva Centro Universitário Santo Agostinho
  • Luíza Vitória Melo Machado Centro Universitário Santo Agostinho
  • Rochele Juliane Lima Firmeza Bernardes Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14248

Palavras-chave:

Marketing. Influência. Código do Consumidor.

Resumo

O estudo examina os efeitos dos influenciadores digitais nas decisões de compra dos consumidores, em meio à crescente presença do marketing de influência nas redes sociais. A questão central é como os criadores de conteúdo influenciam as escolhas dos seus seguidores, destaca a dificuldade em discernir conteúdo orgânico de publicidade. Apesar do papel crucial do Código de Defesa do Consumidor (CDC) na proteção dos consumidores, a falta de legislação específica para essa forma de persuasão torna sua aplicação desafiadora, dessa forma, analisa como o mercado de influenciadores digitais afeta as relações de consumo online, especialmente no que diz respeito às práticas publicitárias ilícitas. A metodologia empregada é bibliográfica e documental, utilizando fontes como artigos, legislação e recursos online, com uma abordagem qualitativa, método dedutivo. Espera-se que os resultados contribuam para uma compreensão ampla das dinâmicas de consumo na era digital e para a identificação de medidas legais que possam mitigar os efeitos negativos do marketing de influência, protegendo os consumidores contra práticas publicitárias abusivas e enganosas que surgem através dos influenciadores digitais.

Biografia do Autor

Brenda Mykaelle Santos Silva, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho.

Luíza Vitória Melo Machado, Centro Universitário Santo Agostinho

Bacharelanda do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho. 

Rochele Juliane Lima Firmeza Bernardes, Centro Universitário Santo Agostinho

Mestre em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora e Orientadora do Curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho.

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Silva, B. M. S., Machado, L. V. M., & Bernardes, R. J. L. F. (2024). MARKETING DE INFLUÊNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS EFEITOS ADVERSOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO ONLINE E O PAPEL DO CDC. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5355–5378. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14248