MARKETING DE INFLUÊNCIA: UMA ANÁLISE SOBRE OS EFEITOS ADVERSOS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO ONLINE E O PAPEL DO CDC
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14248Palabras clave:
Marketing. Influência. Código do Consumidor.Resumen
O estudo examina os efeitos dos influenciadores digitais nas decisões de compra dos consumidores, em meio à crescente presença do marketing de influência nas redes sociais. A questão central é como os criadores de conteúdo influenciam as escolhas dos seus seguidores, destaca a dificuldade em discernir conteúdo orgânico de publicidade. Apesar do papel crucial do Código de Defesa do Consumidor (CDC) na proteção dos consumidores, a falta de legislação específica para essa forma de persuasão torna sua aplicação desafiadora, dessa forma, analisa como o mercado de influenciadores digitais afeta as relações de consumo online, especialmente no que diz respeito às práticas publicitárias ilícitas. A metodologia empregada é bibliográfica e documental, utilizando fontes como artigos, legislação e recursos online, com uma abordagem qualitativa, método dedutivo. Espera-se que os resultados contribuam para uma compreensão ampla das dinâmicas de consumo na era digital e para a identificação de medidas legais que possam mitigar os efeitos negativos do marketing de influência, protegendo os consumidores contra práticas publicitárias abusivas e enganosas que surgem através dos influenciadores digitais.
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