QUESTÕES PSICOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS NA ROTINA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22250Palavras-chave:
Saúde mental. Sofrimento psíquico docente. Educação básica. Valorização profissional.Resumo
O presente artigo teórico-reflexivo tem como objetivo analisar as principais questões psicológicas que afetam a rotina do professor da educação básica, compreendendo suas causas, impactos e possíveis estratégias de enfrentamento. A partir de uma revisão bibliográfica realizada em bases nacionais e internacionais, foram identificados fatores que contribuem para o sofrimento psíquico docente, como a intensificação do trabalho, a sobrecarga de funções, a falta de reconhecimento profissional e as condições precárias de atuação. O estudo dialoga com autores clássicos e pesquisas recentes que evidenciam o aumento de transtorno como estresse, ansiedade e burnout entre professores. Conclui-se que o adoecimento psicológico docente é um fenômeno multifatorial e coletivo, que demanda políticas públicas efetivas, valorização profissional e práticas institucionais de cuidado.
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