QUESTÕES PSICOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS NA ROTINA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Vilmar da Silva Nascimento UFPE
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22250

Palavras-chave:

Saúde mental. Sofrimento psíquico docente. Educação básica. Valorização profissional.

Resumo

O presente artigo teórico-reflexivo tem como objetivo analisar as principais questões psicológicas que afetam a rotina do professor da educação básica, compreendendo suas causas, impactos e possíveis estratégias de enfrentamento. A partir de uma revisão bibliográfica realizada em bases nacionais e internacionais, foram identificados fatores que contribuem para o sofrimento psíquico docente, como a intensificação do trabalho, a sobrecarga de funções, a falta de reconhecimento profissional e as condições precárias de atuação. O estudo dialoga com autores clássicos e pesquisas recentes que evidenciam o aumento de transtorno como estresse, ansiedade e burnout entre professores. Conclui-se que o adoecimento psicológico docente é um fenômeno multifatorial e coletivo, que demanda políticas públicas efetivas, valorização profissional e práticas institucionais de cuidado.

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Biografia do Autor

Vilmar da Silva Nascimento, UFPE

Doutorando da Christian Business School Mestre em Ensino das Ciências Ambientais – UFPE.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em Biologia – UFPE. Professor na Christian Business School e na UFRPE.

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Publicado

2025-11-30

Como Citar

Nascimento, V. da S., & Coutinho, D. J. G. (2025). QUESTÕES PSICOLÓGICAS E SEUS IMPACTOS NA ROTINA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9606–9614. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22250