BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ATUAL CURRÍCULO BRASILEIRO

Autores

  • Giorgio Wescley Souza dos Santos Christian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21927

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo brasileiro. Educação básica.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sua relação com o currículo brasileiro atual. A BNCC é um documento normativo que define os direitos e objetivos de aprendizagem que todos os estudantes devem alcançar ao longo da Educação Básica. O estudo busca compreender a importância da BNCC na construção de um currículo nacional mais coerente e adaptado às necessidades dos alunos e às exigências do século XXI. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e análise documental, com base na legislação educacional e em documentos oficiais. Também foram consideradas as contribuições de estudiosos e casos de escolas que já aplicam a BNCC em suas práticas. Os resultados indicam que a BNCC é um instrumento essencial para promover a qualidade e a equidade na educação brasileira. Conclui-se que ela possui potencial para favorecer uma formação mais inclusiva e contextualizada, preparada para os desafios contemporâneos. Contudo, há obstáculos que precisam ser enfrentados, como a formação adequada dos professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a articulação entre os sistemas de ensino para garantir a implementação efetiva da BNCC.

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Biografia do Autor

Giorgio Wescley Souza dos Santos, Christian Business School

Doutorando em Ciências da Educação pela Christian Business School. 

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Alagoas - UFAL, professora orientadora da Christian Business School.

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Publicado

2025-11-04

Como Citar

Santos, G. W. S. dos, & Silva, R. I. P. da. (2025). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E O ATUAL CURRÍCULO BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 579–585. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21927