A BNCC: PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA

Autores

  • Eveline Mercês de Aragão Coelho Faculdade Evangélica do Piauí- FAEPI
  • Rosângela da Silva Lopes Faculdade Evangélica do Piauí FAEPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6394

Palavras-chave:

BNCC. Currículo. Educação Básica. Cidadania.

Resumo

Este artigo é o resultado de pesquisa do tipo documental e bibliográfica em que se buscou conhecer e analisar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, com o fim de identificar propostas educativas curriculares para o pleno desenvolvimento do sujeito ao longo da Educação Básica. Para tanto, se mapeou os direitos à educação básica elencados na legislação brasileira. Dentre os documentos, foram utilizados vários dispositivos legais, como exemplos: a Constituição Federal e o Plano Nacional de Educação. Utilizou-se também publicações de revistas científicas e o site da Nova Escola que envolvessem a discussão da temática analisada. Conclui-se, portanto, o quanto as ações pedagógicas alinhadas às Competências da Base favorecem no desenvolvimento do sujeito no que diz respeito ao exercício pleno de sua cidadania.

Biografia do Autor

Eveline Mercês de Aragão Coelho, Faculdade Evangélica do Piauí- FAEPI

Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Piauí- FAEPI. E-mail: veveacoelho@yahoo.com.br.

Rosângela da Silva Lopes, Faculdade Evangélica do Piauí FAEPI

Professora orientadora. Especialista em Psicopedagogia pela UFRJ. Professora do quadro permanente da Faculdade Integrada do Brasil – FAIBRA.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Coelho, E. M. de A. ., & Lopes, R. da S. . (2022). A BNCC: PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1079–1090. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6394