GESTÃO ESCOLAR E A INTERNACIONALIZAÇÃO NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.14877

Palavras-chave:

Ensino Médio. Formação Continuada. Internacionalização do Currículo. Gestão Escolar. Internacionalização em Casa.

Resumo

Os sistemas educacionais necessitam de constante atualização para poder oferecer ao aluno conhecimentos e possibilidades do desenvolvimento de suas competências e habilidades, as quais precisam estar em consonância com os necessários conhecimentos para um mundo cada vez mais globalizado, que devem considerar não somente a preparação para o trabalho mas a formação para uma cidadania integral. É nesse contexto que a aplicação dos conceitos sobre a internacionalização da educação no ensino médio e o desenvolvimento de disciplinas com capacidade de integrar saberes além de uma região geográfica se tornam fundamentais para o crescimento social. Este artigo tem como objetivo apresentar ponderações sobre os desafios da gestão escolar diante das transformações culturais de um mundo globalizado e interconectado, com especial importância sobre a implementação dos paradigmas da internacionalização para o currículo do ensino médio. Foram realizados três momentos de reflexões com educadores que atuam no ensino médio de uma escola da rede privada, com utilização preponderante da metodologia da Pesquisa Participante, em que foram debatidos marcos regulatórios da educação no Brasil, conceitos da internacionalização e sugestões de soluções e ações práticas voltadas à gestão escolar. A coleta de dados foi complementada com a realização de entrevistas para um aprofundamento qualitativo das respostas. Os resultados subsidiaram as conclusões do presente artigo, as quais buscam compreender a melhor forma de gestão de processos de ensino e aprendizagem, com sugestões de ações administrativas e estratégias de gestão para uma formação continuada eficiente e voltada à implementação de disciplinas e atividades de acordo com os parâmetros nacionais para a internacionalização da educação básica no Brasil.

Biografia do Autor

Fabiane Köhler, FAPA

Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia (pela FAPA) com Licenciatura Plena em Orientação Educacional e em Supervisão Escolar. Pós-graduada em Gestão Curricular Marista (pela PUCRS). Mestre em Educação (pela PUC/RS). Atualmente é diretora do Colégio Marista São Pedro. Lattes http://lattes.cnpq.br/8321329453778875 ORCID: https://orcid.org/0009-0006-0955-0692. 

Marília Costa Morosini, UFRGS

Professora titular da PUC/RS. Licenciatura e bacharelado em  Ciências Sociais , mestrado em Sociologia Educacional  e doutorado em  Educação (pela UFRGS) e pós-doutorado (pela  LILLAS/Universidade do Texas). Bolsista produtividade 1A do CNPq. Coordenadora do CEES -Centro de Estudos em Educação Superior (pela PUCRS); da RIES (Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior) .Professora titular da PUC/RS. http://lattes.cnpq.br/8614883884181446 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3445-1040.

Downloads

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Köhler, F., & Morosini, M. C. (2024). GESTÃO ESCOLAR E A INTERNACIONALIZAÇÃO NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 1366–1386. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.14877