A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA BÁSICA PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Higor Raimundo Soares de Miranda Centro Universitário São Lucas Em Porto Velho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21439

Palavras-chave:

Educação financeira. Ensino médio. Escolas públicas. Cidadania econômica. Consumo consciente.

Resumo

A presente pesquisa analisa a relevância da educação financeira básica para jovens do ensino médio de escolas públicas diante dos desafios econômicos e sociais contemporâneos. Considerando a vulnerabilidade de muitas famílias brasileiras e o aumento do acesso ao crédito e ao consumo, destaca-se a urgência de práticas educativas que promovam autonomia financeira e cidadania econômica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em produções recentes e em documentos oficiais, como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados apontam que, quando abordada de forma transversal e crítica, a educação financeira favorece decisões conscientes sobre consumo, planejamento e uso do dinheiro, gerando impactos que ultrapassam a sala de aula e alcançam famílias e comunidades. Contudo, persistem desafios relacionados à formação docente, à ausência de materiais específicos e à continuidade de políticas públicas. Conclui-se que a educação financeira no ensino médio público é um instrumento estratégico para prevenir o endividamento precoce e fomentar a transformação social, contribuindo para a redução das desigualdades e para o fortalecimento da cidadania econômica. Este estudo contribui ao debate sobre a consolidação da educação financeira como política pública educacional no Brasil.

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Biografia do Autor

Higor Raimundo Soares de Miranda, Centro Universitário São Lucas Em Porto Velho

Estudando em Ciências contábeis. Afya. Centro Universitário São Lucas Em Porto Velho-RO.

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

Miranda, H. R. S. de. (2025). A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA BÁSICA PARA JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 61–71. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21439