HARDWARE, SOFTWARE E PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO FUNDAMENTOS PARA O SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20404Palavras-chave:
Pensamento computacional. Hardware. Software. Educação digital. Tecnologia. Escola pública.Resumo
A pesquisa analisa a importância do ensino de hardware, software e pensamento computacional como fundamentos essenciais para a formação dos estudantes no século XXI. A abordagem utilizada é qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores que discutem a relação entre tecnologia e educação. Os resultados apontam que o letramento digital, a formação crítica em pensamento computacional e o conhecimento técnico-operacional sobre equipamentos e sistemas são indispensáveis para a construção de uma escola pública mais inclusiva, inovadora e comprometida com a formação integral. Conclui-se que a integração crítica desses três elementos pode fortalecer o protagonismo estudantil, ampliar a autonomia intelectual e transformar os processos pedagógicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY