HARDWARE, SOFTWARE E PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO FUNDAMENTOS PARA O SÉCULO XXI

Autores

  • Simone Reineher Vidor Must University
  • Ana Paula Sinhori Must University
  • Aleandra Possa Must University
  • Aparicio Rolim Must University
  • Ivanor José de Andrade mus
  • Kariane Pasin Martins mu
  • Miltiane Ferreira da Silva Must University
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20404

Palavras-chave:

Pensamento computacional. Hardware. Software. Educação digital. Tecnologia. Escola pública.

Resumo

A pesquisa analisa a importância do ensino de hardware, software e pensamento computacional como fundamentos essenciais para a formação dos estudantes no século XXI. A abordagem utilizada é qualitativa, com base em revisão bibliográfica de autores que discutem a relação entre tecnologia e educação. Os resultados apontam que o letramento digital, a formação crítica em pensamento computacional e o conhecimento técnico-operacional sobre equipamentos e sistemas são indispensáveis para a construção de uma escola pública mais inclusiva, inovadora e comprometida com a formação integral. Conclui-se que a integração crítica desses três elementos pode fortalecer o protagonismo estudantil, ampliar a autonomia intelectual e transformar os processos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Reineher Vidor, Must University

Simone Reineher Vidor Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Ana Paula Sinhori, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Aleandra Possa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Aparicio Rolim, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Ivanor José de Andrade, mus

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Kariane Pasin Martins, mu

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Miltiane Ferreira da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-07-16

Como Citar

Vidor, S. R., Sinhori, A. P., Possa, A., Rolim, A., Andrade, I. J. de, Martins, K. P., … Santos, S. M. A. V. (2025). HARDWARE, SOFTWARE E PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO FUNDAMENTOS PARA O SÉCULO XXI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 1925–1933. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20404