OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR: UMA ABORDAGEM DA FORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Marta Magna Pina de Souza PPGE - FACMAIS
  • Heloísa Helena Barreira Carvalho Melo PPGE - FACMAIS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6641

Palavras-chave:

Profissão. Formação Docente. Teorias. Tecnologia. Contemporaneidade.

Resumo

O estudo aborda as questões intrínsicas ao profissional da educação, as implicações e obstáculos da capacitação docente. Objetivou-se compreender a formação docente no Brasil e os desafios do exercício da profissão na contemporaneidade. A prática educativa esbarra em diversos fatores, contribuindo para as lacunas entre os esforços diários, o entendimento da função do professor, a desarticulação da formação docente com a realidade da escola, concernente às condições de trabalho no Sistema Público de Ensino. A compreensão do assunto pressupõe uma relação interacional no domínio dos saberes que resultem na construção do pensamento reflexivo nos estudantes, mediado pela atenção às constantes mudanças na sociedade. A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica com revisão sistemática da literatura, oportunizando ao pesquisador vasto material publicado sobre o tema. Os achados da pesquisa apontaram a convergência dos estudos compilados e posteriormente analisados em relação à desarticulação da formação curricular teórica oferecida ao futuro professor e as reais demandas encontradas no ambiente escolar. Convergem ainda, sobre o despreparo do professor frente aos desafios da contemporaneidade, a ineficência das políticas educacionais direcionadas à formação docente,  a baixa remuneração, a dificuldade em lidar com as tecnologias digitais enquanto ferramenta didática, e, sobretudo, a dicotomia entre a teoria e a prática dos cursos formativos caracterizando ausência de suporte ao professor. Conclui-se que a docência permeia-se por desafios, lutas, reveses e avanços evidenciando a disposição interna do professor de seguir adiante mantendo a expectativa de reconhecimento, valorização e condições adequadas para que o saber seja consolidado.  

Biografia do Autor

Marta Magna Pina de Souza, PPGE - FACMAIS

Mestranda em Educação pelo PPGE - FACMAIS – Inhumas – GO. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional. Universidade Castelo Branco. Especialização em Gestão Pública. Universidade Federal de Juiz de Fora/MG Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Habilitação Matemática. Faculdades Integradas da Associação Educativa Evangélica. Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão.  Graduada em Licenciatura em Pedagogia. Centro Universitário- FICO/EAD.E-mail: martamagna@aluno.facmais.edu.br.lattes: http://lattes.cnpq.br/8139802686084797.

Heloísa Helena Barreira Carvalho Melo, PPGE - FACMAIS

Mestranda em Educação pelo PPGE - FACMAIS – Inhumas – GO. Pós-graduada com Especialização em Orientação Educacional, 2014/5. FACULDADE APOGEU, ACIE_PPROV, Brasil. Especialização em Metodologia do Ensino da Filosofia, 2009/10. Universidade Gama Filho, UGF, Brasil. Professora estatutária nas secretarias de estado de educação do Goiás, SEEGO (licenciada) e Distrito Federal, SEEDF. Email:heloisamelo@aluno.facmais.edu.br.Graduada em História pela Faculdade União Pioneira de Integração Social – UPIS (2006) DF. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Wenceslau Brás- FACIBRA (2016) Paraná. http:lattes.cnpq.br/4173021685201288.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Souza, M. M. P. de ., & Melo, H. H. B. C. . (2022). OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DE PROFESSOR: UMA ABORDAGEM DA FORMAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 156–175. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6641