DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: IDENTIDADE E PROFISSÃO DOCENTE NA LICENCIATURA

Autores

  • Edinaldo Alves da Purificação Universidade Francis Xavier-SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1453

Palavras-chave:

Identidade. Formação. docente e didática.

Resumo

O trabalho referente aborda sobre a docência superior, em que a identidade profissional é uma percursora de análise sobre “o ser” professor e a profissão docente na licenciatura como aquisição de conhecimento. Os objetivos desse artigo são compreender a construção da identidade perante a docência, principalmente na licenciatura; analisar como a formação docente interfere na identidade do docente para a atuação na licenciatura; avaliar a profissão docente através de aspectos e contextos que enfatizam o seu estudo; relacionar a identidade com a formação docente na licenciatura na busca de conduzir o conhecimento dessa área. A metodologia para este artigo consistiu em uma pesquisa qualitativa de porte da pesquisa bibliográfica investigados os contextos em livros, artigos científicos e periódicos para uma comprovação dos fatos coletados de acordo com o tema proposto. A primeira parte aborda a formação da identidade do docente em que explica os aspectos para a sua construção, transformação e adequação, a segunda parte trata das reflexões sobre a profissão docente e a terceira parte que discuti sobre a perspectiva da identidade e profissão docente na licenciatura. Com isso, a identidade é uma construção reflexiva do docente que deve desenvolvê-la desde cedo e perceber aprimorá-la.

Biografia do Autor

Edinaldo Alves da Purificação , Universidade Francis Xavier-SP

Estudante de mestrado Minter em Ciências Educacionais, Universidade Francis Xavier, em São Paulo (2020), Cursista no ensino superior do curso de graduação de Gestão de Tecnologia da Informação na Faculdade Estácio, no Amazonas (2020), Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, em Manaus (2020), Professor da Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas – SEC/AM (2016), atuou como Tutor de Educação a Distância no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano - IFBAIANO - Polo Valença - BA ,(2015-2016), Professor pela Secretária de Educação e Desporto da Bahia, em Santo Estevão – BA, SEC/BA como REDA (2015-2016), Professor da FARB (Faculdade Regional da Bahia) de Feira de Santana - UNIRB (2015-2016), Professor da Faculdade Regional da Bahia – FARB, em Feira de Santana – BA (2014-2016), Professor da Instituição de Educação e Formação Livre – IEFL, em Ipirá (2014-2015), Professor do Colégio Piaget – Sociedade Educacional Valentense LTDA (2014), Professor da Faculdade Unidas de Feira de Santana – FUFS - BA (2013-2014), Editor e produtor de módulos para cursos de pós-graduação Stricto Sensu pelo Instituto Pró-Saber – FINOM, em Feira de Santana – BA (2012), Professor da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC – em Feira de Santana – BA (2011), Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS - BA (2009), Estagiário como professor no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, em Feira de Santana – BA (2008-2009), Estágiário como professor do Ginásio Municipal Pós-Graduação Em Matemática Financeira e Estatística pelo Colégio Noroeste de Minas Gerais (2011) - FINOM - MG e Técnico em Rotinas Administrativas pela Microlins (2012) - Feira de Santana Ba. E-mail: profedinaldoalves@gmail.com.

Downloads

Publicado

02/07/2021

Como Citar

Purificação , E. A. da . . (2021). DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: IDENTIDADE E PROFISSÃO DOCENTE NA LICENCIATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 1129–1144. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1453