A LINGUAGEM DA TECNOLOGIA NA DECIFRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Kátia Helena Burguez de Souza Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21314

Palavras-chave:

Pensamento computacional. Linguagem da tecnologia. Mediação pedagógica. Cultura digital. Escola pública.

Resumo

A presente pesquisa discute a relação entre linguagem da tecnologia e pensamento computacional na educação, destacando a necessidade de decifrar os códigos digitais como estratégia formativa no século XXI. Com base em revisão bibliográfica e abordagem qualitativa, o estudo analisa a tecnologia como linguagem mediadora de aprendizagens, o pensamento computacional como competência cognitiva transversal e as práticas pedagógicas que articulam essas dimensões no cotidiano escolar. Os resultados indicam que a apropriação crítica do pensamento computacional depende da formação docente, da reorganização curricular e da criação de ambientes interativos e reflexivos. Conclui-se que a linguagem tecnológica, quando integrada à mediação pedagógica, fortalece a autonomia dos estudantes e contribui para a construção de uma escola mais democrática, criativa e conectada com a realidade digital.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Helena Burguez de Souza, Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia Cachoeiro de Itapemirim.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Souza, K. H. B. de. (2025). A LINGUAGEM DA TECNOLOGIA NA DECIFRAÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 4135–4142. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21314