ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR LECIONAR PARA CRIANÇAS DE 02 A 07 ANOS COM TDAH

Autores

  • Glace Mary Silveira Araújo Lima de Souza Universidade Norte do Paraná
  • José Milson Alves dos Santos CBS
  • Paulo David Torres Silva UNINTER
  • Stephannie Janaína Maia de Souza UFAL
  • Weriton Lima dos Santos UFAL
  • Diogenes José Gusmão Coutinho CBS https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20178

Palavras-chave:

TDAH. Inclusão. Deficiência. Estudante.

Resumo

Os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH foram associados à Lesão Cerebral Mínima – LCM durante a década de 1940 e, em 1960 foi associado à Disfunção Cerebral Mínima - DCM. O TDAH é um transtorno neurobiológico, se caracterizando por meio de sinais e sintomas de hiperatividade, impulsividade e desatenção. Esta pesquisa aborda o Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. Tem por objetivo analisar as características do TDAH, à luz dos estudos teóricos que contribuem para a compreensão acerca dessa questão. São elencados os seguintes objetivos específicos: identificar as concepções sobre a educação especial; investigar as características do TDAH para diagnosticar as causas cognitivas e comportamentais que influem na escolaridade do infante. Utilizamos metodologicamente os procedimentos da pesquisa bibliográfica. Quanto aos resultados, constatamos que para o aluno com TDAH se propõe a apropriação de propostas educativas e de recursos que possam oportunizar o acesso a uma educação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glace Mary Silveira Araújo Lima de Souza, Universidade Norte do Paraná

Mestranda em Ciências da Educação pela CBS. Professora efetiva da Educação Especial  da Secretaria Estadual de Educação de Alagoas     ( SEDUC/AL) . Graduada em Psicologia pelo Centro de Ensinos Superiores de Maceió - CESMAC , Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná - Unopar , Pós-graduada  em Neuropsicologia e Transtornos do Aprendizado pelo Instituto Brasil de Ensino - IBRA, Pós-graduada em Educação Especial - pelo Instituto Brasil de Ensino- IBRA , Pós- graduada em ABA - Análise do Comportamento Aplicado - pelo Instituto Brasil de Ensino, Pós- graduada em Recursos Humanos pela Unifal/FIC - Faculdade Figueiredo Costa , Pós-graduada em Gestão Escolar pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.

José Milson Alves dos Santos, CBS

Mestrando em Ciências da Educação pela Instituição CBS, formado em Letras Português e suas Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, formado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Pós-graduado e Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa pelo Instituto de Educação e Pesquisa Paulo Freire - Faculdade Santa Helena. Professor efetivo da rede Municipal de Pilar - AL. 

Paulo David Torres Silva, UNINTER

Graduado em Matemática pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Pós-graduado em Metodologia do Ensino em Matemática pela Instituição FAVENI. Pós-graduando em Educação Especial pela IBRA.  Professor Efetivo da Secretária Estadual de Educação de Alagoas – SEDUC/ALAGOAS e Professor de Matemática da Rede Privada de Ensino. 

Stephannie Janaína Maia de Souza, UFAL

Graduada em Ciências Biológicas,  Mestre em Ciências Farmacêuticas   e Doutoranda em Bioquímica e Biologia Molecular – UFAL ( UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) e Professora Efetiva da Secretária Estadual de Educação de Alagoas – SEDUC/ALAGOAS

Weriton Lima dos Santos, UFAL

Graduado em Matemática e Literatura pela Faculdade Estácio de Sá, Pós-graduado em Física e Matemática pela FAVENI, Mestrando em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Professor de matemática Efetivo da Secretária Estadual de Educação de Alagoas – SEDUC/ALAGOAS.

Diogenes José Gusmão Coutinho, CBS

Pós-doutor em Educação CBS.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-07-02

Como Citar

Souza, G. M. S. A. L. de, Santos, J. M. A. dos, Silva, P. D. T., Souza, S. J. M. de, Santos, W. L. dos, & Coutinho, D. J. G. (2025). ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR LECIONAR PARA CRIANÇAS DE 02 A 07 ANOS COM TDAH. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 237–248. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20178