ENFRENTAMENTO DO AUTISMO EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE DO ALTO SERTÃO PARAIBANO

Autores

  • Gláucia Nelly Egídio Andrade Barbosa Centro Universitário Santa Maria
  • Marcelania Emilia Amorim Viana Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Daiane Ferreira Duarte Centro Universitário Santa Maria
  • Renata Livia Silva Fonseca Moreira de Medeiros Centro Universitário Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19206

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista. Enfrentamento familiar. Papel do enfermeiro.

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental que impõe desafios significativos para o diagnóstico e tratamento, especialmente em regiões com recursos limitados, como as pequenas cidades do Alto Sertão paraibano. A escassez de serviços especializados e o difícil acesso à informação tornam o manejo do TEA ainda mais complexo, impactando diretamente a qualidade de vida das crianças diagnosticadas e de suas famílias. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada no enfrentamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma cidade de pequeno porte do Alto Sertão paraibano Metodologia: O estudo adotou a abordagem de relato de experiência, narrando uma vivência no Centro de Especialidades em Saúde (CES), em Bernardino Batista/PB. A coleta de dados envolveu visitas à instituição, observações diretas dos atendimentos, conversas com a equipe multiprofissional e análise de registros sobre o desenvolvimento da criança acompanhada. Também foram considerados os recursos de inclusão oferecidos pelo município, como o NAP/EI e o AEE, além de orientações presenciais e remotas. Relato de experiência: O CES presta atendimento especializado a crianças e adolescentes com transtornos como TEA, TDAH, TOD e deficiência intelectual, com foco no desenvolvimento integral e participação da família. O relato destaca o caso de uma criança com TEA e deficiência intelectual, moradora da zona rural, acompanhada semanalmente pela equipe multiprofissional. O acompanhamento inclui terapias lúdicas, sessões de AEE e orientação aos cuidadores. O município de Sousa também contribui com serviços complementares como o NAP/EI e o futuro CAEE, demonstrando esforços para promover a inclusão escolar e social dessas crianças. Conclusão: A experiência reforça a importância de uma atuação integrada entre profissionais da saúde, educação e a família para o progresso de crianças com TEA. A participação do estudante de Enfermagem mostrou-se significativa no apoio terapêutico e educativo, promovendo vínculos afetivos e ajudando a organizar rotinas adaptadas. O investimento do município em políticas de inclusão evidencia o compromisso com uma sociedade mais acessível e acolhedora para pessoas com necessidades especiais.

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Biografia do Autor

Gláucia Nelly Egídio Andrade Barbosa, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Marcelania Emilia Amorim Viana, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Maria Daiane Ferreira Duarte, Centro Universitário Santa Maria

Estudante de Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Renata Livia Silva Fonseca Moreira de Medeiros, Centro Universitário Santa Maria

Doutora, Centro Universitário Santa Maria.

Geane Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Mestre em Enfermagem pela UFPB. Docente do Centro Universitário Santa Maria.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Docente, Enfermeira Especialista pelo Centro Universitário Santa Maria.

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Barbosa, G. N. E. A., Viana, M. E. A., Duarte, M. D. F., Medeiros, R. L. S. F. M. de, Oliveira, G. S., & Souza, A. C. de. (2025). ENFRENTAMENTO DO AUTISMO EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE DO ALTO SERTÃO PARAIBANO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3172–3178. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19206