EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ESTRATÉGIAS USADAS PARA ATENDER CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Helenise Barbosa de França Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19188

Palavras-chave:

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Aprendizagem. Desafio. Professores.

Resumo

O estudo trata de uma abordagem bibliográfica a respeito da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Desta feita, o objetivo principal consistiu em discutir as adaptações pedagógicas que podem ser feitas para concretizar a inclusão de alunos com TDAH na educação infantil. A justificativa para escolha dessa temática surgiu a partir das dificuldades de professores em incluir esses alunos, ao mesmo tempo que os deixam de lado em determinadas atividades, prejudicando seu aprendizado e sua socialidade com outras crianças. Como metodologia, foi utilizado como método de investigação a pesquisa bibliográfica, através de artigos e livros de autores que tratam da temática em questão. Os resultados mostraram que o professor tem como desafio pesquisar estratégias e recursos que podem utilizar com o aluno TDAH, mesmo sabendo que existem várias adaptações que podem ser feitas, é preciso que conheça qual é a dificuldade deste aluno para que assim faça as mudanças em suas metodologias. Por fim, conclui-se que as adaptações pedagógicas são essenciais no processo de inclusão de alunos com TDAH na educação infantil, e estas podem ser realizadas de diversas maneiras como: dividir as tarefas em etapas menores; repetir informações importantes; fornecer instruções claras; utilizar recursos visuais e práticos; proporcionar momentos de movimento e oferecer feedback positivo e reforço. Em relação a adaptações na sala de aula pode-se colocar o aluno próximo do professor e longe de distrações; colocar o aluno próximo de colegas que possam ajudar; o professor ficar próximo do aluno ao apresentar a matéria; proporcionar ao aluno uma visão privilegiada do quadro de combinados e rotinas e dar o devido tempo para atividades e avaliações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helenise Barbosa de França, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação - CBS (Christian Business Scholl). Orientadora Educacional do Centro Municipal de Educação Ciranda Cirandinha em Palmas -TO.Especialização em: Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Especialização em AEE. Graduação: Pedagogia - ULBRA

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

França, H. B. de. (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ESTRATÉGIAS USADAS PARA ATENDER CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 3366–3378. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19188