EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: ESTRATÉGIAS USADAS PARA ATENDER CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19188Palavras-chave:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Aprendizagem. Desafio. Professores.Resumo
O estudo trata de uma abordagem bibliográfica a respeito da inclusão escolar de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Desta feita, o objetivo principal consistiu em discutir as adaptações pedagógicas que podem ser feitas para concretizar a inclusão de alunos com TDAH na educação infantil. A justificativa para escolha dessa temática surgiu a partir das dificuldades de professores em incluir esses alunos, ao mesmo tempo que os deixam de lado em determinadas atividades, prejudicando seu aprendizado e sua socialidade com outras crianças. Como metodologia, foi utilizado como método de investigação a pesquisa bibliográfica, através de artigos e livros de autores que tratam da temática em questão. Os resultados mostraram que o professor tem como desafio pesquisar estratégias e recursos que podem utilizar com o aluno TDAH, mesmo sabendo que existem várias adaptações que podem ser feitas, é preciso que conheça qual é a dificuldade deste aluno para que assim faça as mudanças em suas metodologias. Por fim, conclui-se que as adaptações pedagógicas são essenciais no processo de inclusão de alunos com TDAH na educação infantil, e estas podem ser realizadas de diversas maneiras como: dividir as tarefas em etapas menores; repetir informações importantes; fornecer instruções claras; utilizar recursos visuais e práticos; proporcionar momentos de movimento e oferecer feedback positivo e reforço. Em relação a adaptações na sala de aula pode-se colocar o aluno próximo do professor e longe de distrações; colocar o aluno próximo de colegas que possam ajudar; o professor ficar próximo do aluno ao apresentar a matéria; proporcionar ao aluno uma visão privilegiada do quadro de combinados e rotinas e dar o devido tempo para atividades e avaliações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY