INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EM TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21997Palavras-chave:
TDAH. Tecnologias Digitais. Inclusão Educacional.Resumo
Esse artigo buscou analisar a influência das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nos anos finais do ensino fundamental, em escolas de tempo integral. O estudo teve como objetivo compreender de que maneira as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir para a atenção, a concentração e o engajamento desses alunos, sem deixar de considerar os desafios pedagógicos que acompanham o uso desses recursos. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e bibliográfica, baseada em obras de autores como Vygotsky, Freire, Imbernón, Moran e Barkley, articulando teorias da aprendizagem, inclusão e mediação tecnológica. Os resultados apontaram que o uso planejado e mediado das tecnologias amplia as possibilidades de aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e personalizadas, especialmente quando o professor atua como mediador e promove atividades interativas e significativas. Conclui-se que as tecnologias digitais, quando utilizadas com intencionalidade pedagógica e sensibilidade inclusiva, favorecem a autonomia e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes com TDAH, consolidando uma prática educativa mais humana, crítica e transformadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY