INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EM TEMPO INTEGRAL

Autores

  • Simone Gomes de Almeida Ferreira Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21997

Palavras-chave:

TDAH. Tecnologias Digitais. Inclusão Educacional.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a influência das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nos anos finais do ensino fundamental, em escolas de tempo integral. O estudo teve como objetivo compreender de que maneira as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) podem contribuir para a atenção, a concentração e o engajamento desses alunos, sem deixar de considerar os desafios pedagógicos que acompanham o uso desses recursos. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e bibliográfica, baseada em obras de autores como Vygotsky, Freire, Imbernón, Moran e Barkley, articulando teorias da aprendizagem, inclusão e mediação tecnológica. Os resultados apontaram que o uso planejado e mediado das tecnologias amplia as possibilidades de aprendizagem, tornando as aulas mais atrativas e personalizadas, especialmente quando o professor atua como mediador e promove atividades interativas e significativas. Conclui-se que as tecnologias digitais, quando utilizadas com intencionalidade pedagógica e sensibilidade inclusiva, favorecem a autonomia e o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes com TDAH, consolidando uma prática educativa mais humana, crítica e transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Gomes de Almeida Ferreira, Must University

Mestra em Tecnologia emergente na educação.Universidade: Must University.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Ferreira, S. G. de A. (2025). INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE EM TEMPO INTEGRAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1682–1692. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21997