OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21885Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Ensino-aprendizagem. Professores. TDAH.Resumo
Ensinar alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) pode ser um verdadeiro desafio. Após uma ampla revisão da literatura, o presente artigo observou que não é que estes alunos não estejam dispostos a aprender, o fato é que seus cérebros não estão equipados para compreender os mesmos métodos de ensino implementados para alunos regulares. Os principais sintomas do TDAH como os problemas de impulsividade, desatenção e hiperatividade, podem ser confundidos com outros distúrbios e problemas médicos, incluindo dificuldades de aprendizagem e problemas emocionais. E, especificamente no campo educacional, este transtorno pode atrapalhar o desempenho das crianças nas atividades e a sua evolução na aprendizagem. Para além de informar o que é o TDAH, o que pode causá- lo, quais os sintomas e como apoiar as crianças com este tipo de transtorno, este artigo buscou descrever como deve ser o papel do professor que trabalha com crianças com este transtorno em sala de aula e quais são as mais adequadas abordagens e estratégias educacionais para o sucesso dessas crianças na escola, além de tratar do desafio que é a inclusão escolar desses estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY