DESCARTE CONSCIENTE DO LIXO NO AMBIENTE ESCOLAR: PROJETO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA DONA ODORINA CASTELO BRANCO SAMPAIO – JUAZEIRO DO NORTE/CE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20171Palavras-chave:
Descarte consciente. Educação ambiental. Resíduos sólidos. Escola. sustentabilidade.Resumo
Este artigo relata, discute e analisa um projeto de intervenção educativa realizado com alunos do ensino fundamental II da Escola Dona Odorina Castelo Branco Sampaio, situada em Juazeiro do Norte/CE, com foco no descarte consciente de resíduos sólidos. O lócus do trabalho reflete um cenário típico brasileiro: altos índices de lixo descartado de forma irregular, infraestrutura insuficiente de coleta seletiva e sentimentos de distanciamento entre responsabilidade individual/coletiva e problemas ambientais. O projeto, desenvolvido pelas graduandas de enfermagem do Centro Universitário Paraíso, incluiu rodas de conversa, oficinas de confecção de lixeiras seletivas e campanhas práticas de coleta durante o período letivo, estimulando reflexões, engajamento e comportamento propositivo entre alunos e comunidade. Os resultados mostram que práticas educativas participativas incrementam significativamente o domínio de conceitos ambientais, despertam senso de protagonismo juvenil e promovem mudanças atitudinais fora do ambiente escolar. Foram observadas melhorias na organização dos resíduos, limpeza local, incentivo à cultura de reaproveitamento e disseminação de saberes para os lares das famílias dos estudantes. O artigo identifica como desafios a limitação de tempo, recursos e continuidade institucional, e aponta a necessidade do engajamento permanente de toda a escola, da sistematização curricular e dos processos de monitoramento longitudinal. Indica ainda um leque de possíveis desdobramentos, ampliando o escopo das ações e aprofundando a integração interdisciplinar e comunitária, comprovando que intervenções educativas podem transformar padrões culturais e propulsionar cidades mais limpas, inclusivas e conscientes.
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