DESCARTE CONSCIENTE DO LIXO NO AMBIENTE ESCOLAR: PROJETO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA DONA ODORINA CASTELO BRANCO SAMPAIO – JUAZEIRO DO NORTE/CE

Autores

  • Gabriela Albuquerque Ramalho
  • Francisca Brena de Sousa
  • Talytha Maria Ferreira de Alencar
  • Laysa Maria Pereira Gonçalves
  • Gisele Gomes de Braga
  • Piedley Macedo Saraiva UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20171

Palavras-chave:

Descarte consciente. Educação ambiental. Resíduos sólidos. Escola. sustentabilidade.

Resumo

Este artigo relata, discute e analisa um projeto de intervenção educativa realizado com alunos do ensino fundamental II da Escola Dona Odorina Castelo Branco Sampaio, situada em Juazeiro do Norte/CE, com foco no descarte consciente de resíduos sólidos. O lócus do trabalho reflete um cenário típico brasileiro: altos índices de lixo descartado de forma irregular, infraestrutura insuficiente de coleta seletiva e sentimentos de distanciamento entre responsabilidade individual/coletiva e problemas ambientais. O projeto, desenvolvido pelas graduandas de enfermagem do Centro Universitário Paraíso, incluiu rodas de conversa, oficinas de confecção de lixeiras seletivas e campanhas práticas de coleta durante o período letivo, estimulando reflexões, engajamento e comportamento propositivo entre alunos e comunidade. Os resultados mostram que práticas educativas participativas incrementam significativamente o domínio de conceitos ambientais, despertam senso de protagonismo juvenil e promovem mudanças atitudinais fora do ambiente escolar. Foram observadas melhorias na organização dos resíduos, limpeza local, incentivo à cultura de reaproveitamento e disseminação de saberes para os lares das famílias dos estudantes. O artigo identifica como desafios a limitação de tempo, recursos e continuidade institucional, e aponta a necessidade do engajamento permanente de toda a escola, da sistematização curricular e dos processos de monitoramento longitudinal. Indica ainda um leque de possíveis desdobramentos, ampliando o escopo das ações e aprofundando a integração interdisciplinar e comunitária, comprovando que intervenções educativas podem transformar padrões culturais e propulsionar cidades mais limpas, inclusivas e conscientes.

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Biografia do Autor

Gabriela Albuquerque Ramalho

Discente do curso de Enfermagem. 

Francisca Brena de Sousa

Discente do curso de Enfermagem.

Talytha Maria Ferreira de Alencar

Discente do curso de Enfermagem.

Laysa Maria Pereira Gonçalves

Discente do curso de Enfermagem.

Gisele Gomes de Braga

Discente do curso de Enfermagem. 

Piedley Macedo Saraiva, UNIFAP

Professor UNIFAP.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Ramalho, G. A., Sousa, F. B. de, Alencar, T. M. F. de, Gonçalves, L. M. P., Braga, G. G. de, & Saraiva, P. M. (2025). DESCARTE CONSCIENTE DO LIXO NO AMBIENTE ESCOLAR: PROJETO DE EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA DONA ODORINA CASTELO BRANCO SAMPAIO – JUAZEIRO DO NORTE/CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 121–129. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20171