EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA FEITOSA – PORTO DA FOLHA/SE

Autores

  • Alessandra Santana Pereira UFS
  • Maria Inêz Oliveira Araújo USP
  • Edilma Nunes de Jesus UFS
  • Emanuela Carla Santos UFS
  • Flavia Regina Sobral Feitosa UFPE
  • Karla Fabiany Santana Passos UFS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17791

Palavras-chave:

Sensibilização. Percepção Ambiental. Lixo.

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar a percepção dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Antônio Pereira Feitosa com relação à geração e descarte de resíduos sólidos, propondo ações que os estimulem à participação ativa e reflexiva a partir de práticas de Educação Ambiental. A metodologia fundamentou-se na pesquisa descritiva, exploratória e de natureza quali-quantitativa. Para tanto, foram analisados a resposta dos questionários aplicados junto aos discentes do 9º ano, observação simples e a realização de duas oficinas de Diagnóstico Rápido Participativo, pela técnica da “árvore de problemas”; e compostagem. As práticas tiveram o intuito de sensibilizar os alunos sobre a importância da separação dos resíduos sólidos e apresentar uma das formas de tratamento. Os resultados indicaram que os estudantes mudaram de percepção em relação ao lixo e puderam relacionar o conhecimento teórico com a prática. Logo, recomenda-se o desenvolvimento de mais ações/práticas de Educação Ambiental na escola investigada. Porém, não apenas restritas à sensibilização, mas sim, que promovam o contato direto com os problemas ambientais vivenciados.

Biografia do Autor

Alessandra Santana Pereira, UFS

Doutora em Educação (Universidade Federal de Sergipe-UFS).

Maria Inêz Oliveira Araújo, USP

Doutora em Educação (Universidade de São Paulo - USP) e Pós-Doutora pela Universidade do Porto.

Edilma Nunes de Jesus, UFS

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Universidade Federal de Sergipe-UFS).

Emanuela Carla Santos, UFS

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Universidade Federal de Sergipe – UFS).

Flavia Regina Sobral Feitosa, UFPE

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE).

Karla Fabiany Santana Passos, UFS

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Universidade Federal de Sergipe - UFS).

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

Pereira, A. S., Araújo, M. I. O., Nunes de Jesus, E., Santos, E. C., Feitosa, F. R. S., & Passos, K. F. S. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA FEITOSA – PORTO DA FOLHA/SE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 237–256. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17791