EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A QUESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO PEREIRA FEITOSA – PORTO DA FOLHA/SE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17791Palavras-chave:
Sensibilização. Percepção Ambiental. Lixo.Resumo
O objetivo do artigo foi analisar a percepção dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Antônio Pereira Feitosa com relação à geração e descarte de resíduos sólidos, propondo ações que os estimulem à participação ativa e reflexiva a partir de práticas de Educação Ambiental. A metodologia fundamentou-se na pesquisa descritiva, exploratória e de natureza quali-quantitativa. Para tanto, foram analisados a resposta dos questionários aplicados junto aos discentes do 9º ano, observação simples e a realização de duas oficinas de Diagnóstico Rápido Participativo, pela técnica da “árvore de problemas”; e compostagem. As práticas tiveram o intuito de sensibilizar os alunos sobre a importância da separação dos resíduos sólidos e apresentar uma das formas de tratamento. Os resultados indicaram que os estudantes mudaram de percepção em relação ao lixo e puderam relacionar o conhecimento teórico com a prática. Logo, recomenda-se o desenvolvimento de mais ações/práticas de Educação Ambiental na escola investigada. Porém, não apenas restritas à sensibilização, mas sim, que promovam o contato direto com os problemas ambientais vivenciados.
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