PUBLICIDADE NA ODONTOLOGIA: LIMITES ÉTICOS E LEGAIS, O QUE É PERMITIDO E PROIBIDO NA DIVULGAÇÃO DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS

Autores

  • Calinne Brandão de Oliveira Silva UNINOVAFAPI
  • Aizha Gabrielle da Costa Lima UNINOVAFAPI
  • Ewelin Maria Mesquista Aguiar UNINOVAFAPI
  • Jamilly Henri Soares UNINOVAFAPI
  • Matheus Henrique Santos Alves UNINOVAFAPI
  • Gisele Maria Ferreira Lima Verde UNINOVAFAPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19156

Palavras-chave:

Publicidade odontológica. Marketing. Ética profissional.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo realizar a análise do uso da publicidade na odontologia, avaliando os limites éticos e legais para a divulgação de serviços odontológicos, evidenciando suas implicações para ética profissional. A atual pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão de literatura, com a seleção de artigos que possuem relevância e enfoque maior na temática escolhida. Os resultados obtidos por meio da análise dos artigos foi que a maioria dos profissionais não seguem as normativas estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) para a realização de postagens publicitárias de seus serviços odontológicos, em que constatou também que ausência da disciplina de ética e deontologia nas instituições são uma das principais causas para o desconhecimentos das normas vigentes para o uso da publicidade na odontologia Conclui-se que o estudo se torna relevante para os profissionais da odontologia para que não ocorra a banalização da odontologia e dos serviços ofertados.

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Biografia do Autor

Calinne Brandão de Oliveira Silva, UNINOVAFAPI

Acadêmica em Odontologia, Centro Universitário uninovafapi, Teresina/PI.

Aizha Gabrielle da Costa Lima, UNINOVAFAPI

Acadêmica em Odontologia, Centro Universitário Uninovafapi, Teresina/PI. 

Ewelin Maria Mesquista Aguiar, UNINOVAFAPI

Acadêmica em Odontologia, Centro Universitário Uninovafapi, Teresina/PI. 

Jamilly Henri Soares, UNINOVAFAPI

Acadêmica em Odontologia, Centro Universitário Uninovafapi, Teresina/PI.  

Matheus Henrique Santos Alves, UNINOVAFAPI

Acadêmica em Odontologia, Centro Universitário Uninovafapi, Teresina/PI.

Gisele Maria Ferreira Lima Verde, UNINOVAFAPI

Doutora em Odontologia, Centro Universitário Uninovafapi, Teresina/PI. 

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Publicado

2025-05-13

Como Citar

Silva, C. B. de O., Lima, A. G. da C., Aguiar, E. M. M., Soares, J. H., Alves, M. H. S., & Verde, G. M. F. L. (2025). PUBLICIDADE NA ODONTOLOGIA: LIMITES ÉTICOS E LEGAIS, O QUE É PERMITIDO E PROIBIDO NA DIVULGAÇÃO DE SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 2853–2866. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19156