ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE

Autores

  • Monique Teixeira Giacometti Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
  • Leonardo Guimarães de Andrade universidade Iguaçu
  • Fabiana Sousa Pugliese
  • Michel Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1885

Palavras-chave:

Palavras- chave: Atenção farmacêutica . Tuberculose. Tratamento

Resumo

A Tuberculose (TB) Peste branca ou como é popularmente conhecida, a tuberculose surgiu no continente africano há pelo menos 70.000 anos, acompanhou humanos na evolução e processo de expansão pelo planeta, mesmo hoje em dia considerada uma ameaça para à saúde. A TB é uma doença infecciosa crônica granulomatosa causada por bactérias do grupo das microbactérias. É importante ressaltar que existem microbactérias que podem causar tuberculose e outras que não podem. As principais causadoras são, da mais importante para a menos: tubercle bacillus, Mycobacterium bovis e Mycobacterium africanum. É considerada a doença mais infecciosa e mortal do mundo, responsável por mais de 04 mil mortes diárias no mundo todo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora afete outros órgãos e / ou sistemas, é uma doença infecciosa e contagiosa que atinge principalmente os pulmões. As formas extrapulmonares que afetam outros órgãos além dos pulmões são mais comuns entre as pessoas com HIV, especialmente aquelas com sistema imunológico enfraquecido. No Brasil, a doença é um grave problema de saúde pública com profundas raízes sociais. A epidemia de HIV e a existência de bacilos resistentes a medicamentos complicaram a situação. Todos os anos, são notificados cerca de 70.000 novos casos e cerca de 4.500 mortes por tuberculose.

Biografia do Autor

Monique Teixeira Giacometti, Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde

Graduação em Farmácia pela Universidade Iguaçu – Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. E-mail: monique.18.giacometti@gmail.com.

Leonardo Guimarães de Andrade, universidade Iguaçu

Enfermeiro/odontologia- universidade Iguaçu

Fabiana Sousa Pugliese

Farmacêutica

Michel Santos da Silva

Biólogo.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Giacometti, M. T. ., Andrade, L. G. de ., Pugliese, F. S. ., & Silva, M. S. da . (2021). ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO TRATAMENTO DE TUBERCULOSE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 296–309. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1885