A GAMIFICAÇÃO NA EJA: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA INVERTIDA SÍNCRONA COMO SUBSÍDIO À PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.1878Palavras-chave:
Gamificação. Metodologias Ativas. Prática Docente. Educação de Jovens e Adultos. Sala de Aula Invertida.Resumo
Trazer o aluno da EJA numa aula síncrona para abrir sua câmera ou não e participar se tornou um desafio para os profissionais da educação. O objetivo geral é identificar na literatura as contribuições da gamificação, a partir de metodologias ativas em sala de aula invertida síncrona, na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos, como subsídio à prática docente. A metodologia desta revisão bibliográfica e documental é pautada no método indutivo e estudo exploratório-descritivo a partir de uma abordagem qualitativa, e se caracteriza buscar por artigos científicos em periódicos, resumos, teses, dissertações já publicadas nas bases de dados. Utilizou-se o cômpito de todos os descritores desta pesquisa com o operador booleano AND nas bases de dados CAPES/MEC, Google Acadêmico e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os trabalhos selecionados foram dispostos em quadro geral para apreciação, análise e discussão. Como instrumento para sintetizar as produções literárias utilizou-se o fichamento. Durante a pesquisa utilizando o operador booleano AND com todos os descritores, é percebido a dificuldade de pesquisa acadêmica, nos repositórios da CAPES/MEC e SciELO, que traga luz à discussão sobre as contribuições da gamificação, a partir de metodologias ativas em sala de aula invertida síncrona, na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos, como subsídio à prática docente. Observou-se os resultados pautados nos autores desta revisão, experiências exitosas à prática docente com gamificação em sala de aula síncrona como também a necessidade de haver mais formações sobre como gamificar sua prática, de engajar e motivar o educando.
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