METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS GERAÇÕES TECNOLÓGICAS Z E ALFA

Autores

  • Wagner dos Santos Guimarães Universidade Federal de Sergipe- UFS
  • Josevania Teixeira Guedes Universidade Tiradentes- UNIT
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Federal de Sergipe- UFS
  • Maristela Felix dos Santos Universidade Federal de Sergipe- UFS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9887

Palavras-chave:

Active methodologies. Generation Z and Alpha. Technology. Learning

Resumo

Este artigo tem como objetivo discuti as metodologias ativas aplicadas nos espaços de ensino e aprendizagens para alunos pertencentes as gerações tecnológicas Z e Alpha. Trata-se de uma investigação de caráter bibliográfico, com a finalidade de realizar um levantamento das teorias metodológicas a partir de artigos, teses, dissertações em depositórios de dados, assim, permite que o pesquisador conheça as discussões sobre o objeto de estudo. É apresentado as seguintes metodologias ativas: gamificação, sala de aula invertida, tempestade cerebral e aprendizagem baseada em problemas (PBL). Dessa forma, esta investigação, compreende que os estudantes das gerações pesquisadas têm fluência na ressignificação de conhecimento com os usos dos dispositivos de maneira colaborativa, e que as formações continuadas para docentes possibilitam que o professor conheça e aplique na sala de aula. Assim, evidenciou-se que as metodologias ativas desenvolvidas com discentes das gerações Z e Apha e a utilização das tecnologias permitiu o alunado aprender de forma colaborativa, visto que, esses discentes são imersos a tecnologia e utiliza em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Wagner dos Santos Guimarães, Universidade Federal de Sergipe- UFS

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Licenciado em Letras Português/Espanhol Pela Faculdade Pio Décimo (FPD). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1613-0980 

Josevania Teixeira Guedes, Universidade Tiradentes- UNIT

Professora dos cursos de licenciatura em Química e Pedagogia. Doutorado em Educação (UNIT). Bolsista pelo Programa Residência Pedagógica (Capes) Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3809-915X. 

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe- UFS

Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e da Graduação pelo Departamento de Educação/Campus Professor Alberto Carvalho. Tutora bolsista do PET Educação Conexão do Saberes (UFS/FNDE). Doutorado em Educação (PUCRS). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6671-7907 

Maristela Felix dos Santos, Universidade Federal de Sergipe- UFS

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), professora Secretaria de Estado de Educação e do Esporte e da Cultura de Sergipe. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2411-3136 

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

Guimarães, W. dos S., Guedes, J. T., Nascimento, M. B. da C., & Santos, M. F. dos. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DAS GERAÇÕES TECNOLÓGICAS Z E ALFA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 1515–1526. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9887