DO QUADRO NEGRO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE CONHECIMENTO

Autores

  • Jessé Marques Lima Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Cineide Pereira de Almeida UNEATLANTICO
  • Deise Cordeiro de Souza UNEATLANTICO
  • Edileuza Gomes de Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Elis Regina Maria de Oliveira Carmo Ramos Mota Must University
  • Lourdes Miranda Marino Must University
  • Maria Aparecida da Cunha Must University
  • Roberto Carlos Cipriani Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales 

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18260

Palavras-chave:

Business Intelligence. Learning Analytics. Papel do Professor. Tecnologias Educacionais. Formação Docente.

Resumo

Este estudo abordou as tendências educacionais atuais e o impacto das ferramentas de Business Intelligence(BI) e Learning Analytics no papel do professor. O problema central da pesquisa foi entender como essas tecnologias influenciam a prática pedagógica e transformam a atuação dos educadores. O objetivo geral foi analisar as implicações dessas ferramentas no ensino, destacando o novo papel do professor como mediador e analista de dados. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, com revisão de estudos relevantes sobre o tema. O desenvolvimento do estudo focou na análise do uso de BI e Learning Analytics, evidenciando a personalização do ensino, a adaptação das metodologias pedagógicas e a necessidade de capacitação contínua dos professores. As considerações finais ressaltaram que, para a integração dessas ferramentas, é essencial uma formação docente com ênfase nas competências tecnológicas. Além disso, foram identificados desafios como a resistência à mudança e a falta de preparo adequado. O estudo contribuiu para a compreensão das transformações que ocorrem no papel do educador, indicando a necessidade de novos estudos para aprofundar a análise sobre os efeitos dessas ferramentas em diferentes contextos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessé Marques Lima Costa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Cineide Pereira de Almeida, UNEATLANTICO

Mestre em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlântico – (UNEATLANTICO).

Deise Cordeiro de Souza, UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Edileuza Gomes de Souza, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Elis Regina Maria de Oliveira Carmo Ramos Mota, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Lourdes Miranda Marino, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Maria Aparecida da Cunha, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Roberto Carlos Cipriani, Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales 

Doutorando em Ciências da Educação. Faculdade Interamericana de Ciencias Sociales  (FICS).

Downloads

Publicado

2025-02-24

Como Citar

Costa, J. M. L., Almeida, C. P. de, Souza, D. C. de, Souza, E. G. de, Mota, E. R. M. de O. C. R., Marino, L. M., … Cipriani, R. C. (2025). DO QUADRO NEGRO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE CONHECIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 2076–2085. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18260