DO QUADRO NEGRO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS: O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18260Palavras-chave:
Business Intelligence. Learning Analytics. Papel do Professor. Tecnologias Educacionais. Formação Docente.Resumo
Este estudo abordou as tendências educacionais atuais e o impacto das ferramentas de Business Intelligence(BI) e Learning Analytics no papel do professor. O problema central da pesquisa foi entender como essas tecnologias influenciam a prática pedagógica e transformam a atuação dos educadores. O objetivo geral foi analisar as implicações dessas ferramentas no ensino, destacando o novo papel do professor como mediador e analista de dados. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, com revisão de estudos relevantes sobre o tema. O desenvolvimento do estudo focou na análise do uso de BI e Learning Analytics, evidenciando a personalização do ensino, a adaptação das metodologias pedagógicas e a necessidade de capacitação contínua dos professores. As considerações finais ressaltaram que, para a integração dessas ferramentas, é essencial uma formação docente com ênfase nas competências tecnológicas. Além disso, foram identificados desafios como a resistência à mudança e a falta de preparo adequado. O estudo contribuiu para a compreensão das transformações que ocorrem no papel do educador, indicando a necessidade de novos estudos para aprofundar a análise sobre os efeitos dessas ferramentas em diferentes contextos educacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY