A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FACILITADORA NO ENSINO PERSONALIZADO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19991Palavras-chave:
Inteligência Artificial. Ensino Personalizado. Aprendizagem Adaptativa. Tecnologia Educacional. Educação Brasileira. Formação Docente. Equidade Educacional.Resumo
O ensino personalizado emerge como uma abordagem pedagógica crucial para atender à diversidade de necessidades, ritmos e estilos de aprendizagem dos estudantes. No entanto, sua implementação em larga escala enfrenta desafios significativos, especialmente em sistemas educacionais complexos como o brasileiro. Este artigo investiga o papel da Inteligência Artificial (IA) como potencial facilitadora do ensino personalizado no Brasil. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, analisamos como diferentes aplicações de IA – incluindo Sistemas de Aprendizagem Adaptativa (ALS), Tutores Inteligentes (ITS), Learning Analytics (LA) e Sistemas de Recomendação – podem contribuir para adaptar o conteúdo, o ritmo, o suporte e os recursos educacionais às características individuais de cada aluno. Discutimos as potencialidades dessas tecnologias para promover o engajamento, a autonomia e a melhoria do desempenho, com especial atenção às possibilidades de aplicação no contexto brasileiro, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desafios da equidade. Contudo, o artigo também explora criticamente os obstáculos para a adoção efetiva da IA no ensino personalizado no Brasil, como a exclusão digital, a necessidade de formação docente específica, questões éticas relativas à privacidade de dados e vieses algorítmicos, a qualidade pedagógica das soluções e a sustentabilidade das iniciativas. Concluímos que, embora a IA ofereça ferramentas promissoras, sua contribuição para um ensino personalizado eficaz e equitativo no Brasil depende de políticas públicas robustas, investimentos em infraestrutura e formação, desenvolvimento de soluções contextualmente relevantes e uma abordagem pedagógica que coloque a IA a serviço do desenvolvimento integral do estudante, mediada por educadores críticos e preparados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY