A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FACILITADORA NO ENSINO PERSONALIZADO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

  • Alessandro Siqueira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Davi Taveira Alencar Alarcão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Syd Pereira Faria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19991

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Ensino Personalizado. Aprendizagem Adaptativa. Tecnologia Educacional. Educação Brasileira. Formação Docente. Equidade Educacional.

Resumo

O ensino personalizado emerge como uma abordagem pedagógica crucial para atender à diversidade de necessidades, ritmos e estilos de aprendizagem dos estudantes. No entanto, sua implementação em larga escala enfrenta desafios significativos, especialmente em sistemas educacionais complexos como o brasileiro. Este artigo investiga o papel da Inteligência Artificial (IA) como potencial facilitadora do ensino personalizado no Brasil. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, analisamos como diferentes aplicações de IA – incluindo Sistemas de Aprendizagem Adaptativa (ALS), Tutores Inteligentes (ITS), Learning Analytics (LA) e Sistemas de Recomendação – podem contribuir para adaptar o conteúdo, o ritmo, o suporte e os recursos educacionais às características individuais de cada aluno. Discutimos as potencialidades dessas tecnologias para promover o engajamento, a autonomia e a melhoria do desempenho, com especial atenção às possibilidades de aplicação no contexto brasileiro, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os desafios da equidade. Contudo, o artigo também explora criticamente os obstáculos para a adoção efetiva da IA no ensino personalizado no Brasil, como a exclusão digital, a necessidade de formação docente específica, questões éticas relativas à privacidade de dados e vieses algorítmicos, a qualidade pedagógica das soluções e a sustentabilidade das iniciativas. Concluímos que, embora a IA ofereça ferramentas promissoras, sua contribuição para um ensino personalizado eficaz e equitativo no Brasil depende de políticas públicas robustas, investimentos em infraestrutura e formação, desenvolvimento de soluções contextualmente relevantes e uma abordagem pedagógica que coloque a IA a serviço do desenvolvimento integral do estudante, mediada por educadores críticos e preparados.

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Biografia do Autor

Alessandro Siqueira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Câmpus Uruaçu/Departamento das Áreas. 

Davi Taveira Alencar Alarcão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Câmpus Uruaçu/Departamento das Áreas. 

Syd Pereira Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Câmpus Uruaçu/Departamento das Áreas. 

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Publicado

2025-06-17

Como Citar

Silva, A. S. da, Alarcão, D. T. A., & Faria, S. P. (2025). A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FACILITADORA NO ENSINO PERSONALIZADO: POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 3474–3499. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.19991