ENFRENTANDO OS DESAFIOS EDUCACIONAIS NO BRASIL: O IMPACTO DA CAPACITAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO SÉCULO XXI

Autores

  • Hellen Maura Lucidia Ribeiro de Oliveira Vicentin INTERVALE
  • Queila Pereira Santos Faculdade Claretiano Centro Universitário
  • Cláudia Lima de Araújo ULBRA
  • Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas ULBRA
  • Fábio Vicentin da Silva
  • Edinéia Bueno Faculdade de Educação de Colorado do Oeste
  • Diógenes José Gusmão Coutinho UFPE https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18126

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Aluno. Conteúdo. Escola. Qualificação.

Resumo

O artigo em questão busca evidenciar os desafios do ensino educacional nas escolas brasileiras no século XXI, enfatizando o impacto que a formação continuada na prática dos professores pode ter na vida acadêmica dos alunos. Este trabalho busca respostas para o seguinte problema: “Como o professor pode incentivar seu aluno como mediador de ensino-aprendizagem nas escolas públicas do Brasil?”. Acredita-se que isso seja possível com a participação efetiva de políticas públicas, oferecendo propostas pedagógicas constantes para que o professor se aproprie (qualifique) dos conhecimentos adquiridos para desenvolver conteúdos teóricos e práticos que aumentem o conhecimento do aluno, consequentemente favorecendo o Índice de Desenvolvimento Educacional (IDE), que visa medir a qualidade da educação nas escolas do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Maura Lucidia Ribeiro de Oliveira Vicentin, INTERVALE

Graduada Licenciatura em História pela UNOPAR. Pós-Graduada em Metodologia de História e Geografia pela Faculdade INTERVALE.

Queila Pereira Santos, Faculdade Claretiano Centro Universitário

Graduada, Pós-Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Faculdade Claretiano Centro Universitário.

Cláudia Lima de Araújo, ULBRA

Graduada/Pós-graduada em Pedagogia pela Faculdade ULBRA. 

Eliene Barbosa do Nascimento de Freitas, ULBRA

Graduada e licenciada em Letras Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana (ULBRA-2010).

Fábio Vicentin da Silva

Graduando em Pedagogia- pela Faculdade Cruzeiro do Sul.

Edinéia Bueno, Faculdade de Educação de Colorado do Oeste

Graduada, Pós-graduada em Pedagogia, licenciatura pela Faec-Faculdade de Educação de Colorado do Oeste. 

Diógenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Graduado em Biologia pela UFRPE. Doutor em Biologia pela UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409. 

Downloads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

Vicentin, H. M. L. R. de O., Santos, Q. P., Araújo, C. L. de, Freitas, E. B. do N. de, Silva, F. V. da, Bueno, E., & Coutinho, D. J. G. (2025). ENFRENTANDO OS DESAFIOS EDUCACIONAIS NO BRASIL: O IMPACTO DA CAPACITAÇÃO CONTINUADA NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DO SÉCULO XXI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 808–821. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18126