ENTENDENDO OS ESTADOS DA MATÉRIA: UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6637Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Atividades investigativas. Estados da matéria.Resumo
A pandemia do novo coronavírus reflete a importância de se entender os desafios do ensino remoto e a maneira de manter os estudantes interessados na aula. Diante disso, este artigo apresentou uma proposta investigativa voltada para o ensino de Ciências do 9º ano. São atividades simples, de fácil realização e compreensão, com materiais de fácil acesso, completando todo o ciclo investigativo, onde os alunos podem realizar em casa com o auxílio do professor de Ciências e responsáveis. O estudo favorece a compreensão sobre os estados da matéria sob uma perspectiva investigativa, além de estimular a capacidade de relacionar o conteúdo teórico de química com a realidade cotidiana. Atividades investigativas estimulam a curiosidade do educando, fazendo-o ter interesse em estudar química, mesmo sem acesso contínuo à escola e o uso de tecnologias. Quando o aluno é o protagonista no processo de aprendizagem, ele é capaz de construir conhecimento, possibilidades, conclusão e resultados.
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