“VIAJANDO” COM JULES VERNE (1828–1905): AULAS INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO LIVRO VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS

Autores

  • Rita de Cássia Viana Flores Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.610

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino. Jules Verne. Literatura. Matemática.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo enfatizar as contribuições da literatura na melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática na realização de atividades investigativas com ênfase no livro “20.000 léguas submarinas” do escritor francês Jules Verne (1828 - 1905). Aspirando fundamentar esse tema, mostrou-se a importância da leitura na Matemática através de Zwiernik e Hollas, enfatizando a investigação Matemática por meio da literatura destacando Roedel. O tema apresentado sustenta a importância e necessidade do ato de ler e sua colaboração na interpretação, análise e raciocínio, possibilidade de inserir a interdisciplinaridade e contextualização, sobretudo enriquecer e dinamizar as aulas de Matemática através do livro de Jules Verne. “20.000 Léguas Submarinas” é um clássico de aventura e ficção científica, riquíssimo em seu enredo, contemplando vários componentes curriculares.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Viana Flores, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2018), Especialista em Educação Matemática com Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (2013), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2010) e Licenciada em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2008). Professora efetiva no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. E-mail: ritinha.gbi@hotmail.com.

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Publicado

2021-02-27

Como Citar

Flores, R. de C. V. . (2021). “VIAJANDO” COM JULES VERNE (1828–1905): AULAS INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO LIVRO VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 10. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.610