A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS ÂNGULOS INTERNOS DO TRIÂNGULO NA VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES

Autores

  • Ramiro Antônio de Aquino Santos IFAM
  • Edson Vieira Brelaz ESBAM
  • Marcelos Gonçalves Pereira UEA
  • Aline Samara Lima de Jesus UFAM
  • Alexandre Ritter Lopes de Jesus ESBAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17913

Palavras-chave:

Aprendizagem. Ensino. Ângulos de um triângulo

Resumo

Esta pesquisa surgiu da inquietação do pesquisador em saber o grau de dificuldade que os alunos têm em algumas áreas da geometria. Para tanto, este artigo tem como objetivo de compreender como os alunos desenvolvem o entendimento e fixam os conceitos relacionados às relações entre triângulos, circunferências e construções geométricas em sala de aula. Os triângulos são figuras geométricas formadas por três vértices, três lados e três ângulos internos e externos. Um dos conceitos fundamentais na geometria é que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre igual a 180º. É um grande desafio trabalhar esse assunto em sala de aula devido ao grau de dificuldade que muitos alunos têm sobre o assunto. Quando isso superado, os alunos desenvolvem habilidades importantes, como a resolução de problemas, a construção de argumentos matemáticos lógicos e a compreensão de relações espaciais Podemos dizer que a presente pesquisa foi realizada por meio das seguintes etapas: revisão da literatura, construção do instrumento de pesquisa, validação e aplicação do mesmo, sistematização e análise das informações produzidas, na qual utilizou uma abordagem qualitativa de cunho descritivo, envolvendo atividades práticas, observações e análise de produções dos estudantes.

Downloads

Biografia do Autor

Ramiro Antônio de Aquino Santos, IFAM

Licenciado em Matemática (IFAM), licenciado em Geografia (Uninorte). Licenciado em Pedagogia (FAVENI). Professor da Secretaria Municipal de Educação - SEMED/Manaus-AM. 

Edson Vieira Brelaz, ESBAM

Licenciado em Ciências Biológicas (ESBAM), Especialista em metodologia do Ensino de Ciências Biológicas (UNIASSELVI). Professor da Secretaria Municipal de Educação - SEMED/Manaus-AM.

Marcelos Gonçalves Pereira, UEA

Licenciado em Matemática (UEA), Especialista em metodologia do ensino de Matemática (UNIASSELVI). 

Aline Samara Lima de Jesus, UFAM

Licenciada em Química (UFAM), Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAM). 

Alexandre Ritter Lopes de Jesus, ESBAM

Licenciatura em Matemática (ESBAM), Especialista em Metodologia do ensino de matemática (FAVENI).

 

Downloads

Publicado

2025-01-17

Como Citar

Santos, R. A. de A., Brelaz, E. V., Pereira, M. G., Jesus, A. S. L. de, & Jesus, A. R. L. de. (2025). A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DOS ÂNGULOS INTERNOS DO TRIÂNGULO NA VIDA COTIDIANA DOS ESTUDANTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 1599–1609. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17913