O ENSINO DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS IRRACIONAIS

Autores

  • Jailson Lima de Souza  Universidade Federal da Paraíba
  • Márcio de Freitas Santa Ana niversidade Salgado de Oliveira, licenciado em Física pela Faculdade Única, Pós-graduação Lato Sensu em Educação Tecnológica pelo CEFET

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1790

Palavras-chave:

Matemática. LDB. Aprendizagem. Números Irracionais.

Resumo

A matemática está presente na vida humana desde as mais remotas épocas em que o homem era um coletor onde caçava e pescava, na qual, a matemática de forma intuitiva era presente no cotidiano do homem. Analisando a matemática dentro do contexto dos princípios básicos da Educação que busca condições de igualdade para todos na escola em conjunto com a lei de diretrizes e bases da educação - LDB e com observância para uma aprendizagem mais eficaz entre professores e alunos. Este artigo busca demonstrar a presença da Matemática no cotidiano humano,  desde épocas remotas na  história do homem, o contexto do artigo, avalia preceitos básicos da  educação, nas condições de igualdade segundo as leis  diretrizes e bases na aprendizagem entre professores e alunos. O problema emerge pela falta de aprendizagem mais eficaz entre professores e alunos em uma proposta que minimize a problemática na aprendizagem, a fim de, promover uma inovação novas práticas pedagógicas para o ensino da matemática dentro dos números irracionais. Os objetivos propostos para este estudo visa de modo geral estudar as dificuldades ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Médio avaliada pelo ensino dos números irracionais e de maneira específica analisar as teorias e práticas da Matemática no contexto escola. Esse trabalho justifica-se com relação aos números irracionais. Sabendo da importância do ‘caminhar’ entre os conjuntos numéricos, visando a concepção dos números reais. Com relação aos procedimentos metodológicos, este artigo tem uma abordagem quantitativa, no modo de análise bibliográfica e experiência pessoal adquirida em sala de aula. Logo, conclui-se que este trabalho, buscará investigar o conceito e o desenvolvimento dos números irracionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson Lima de Souza,  Universidade Federal da Paraíba

Graduado no curso licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Pós- graduado no ensino da Matemática pela Faculdade de Vendas Nova do Imigrante (FAVENI). E-mail:  jailsomlima@bol.com.br

Márcio de Freitas Santa Ana, niversidade Salgado de Oliveira, licenciado em Física pela Faculdade Única, Pós-graduação Lato Sensu em Educação Tecnológica pelo CEFET

Graduado no curso de Engenharia de Produção pela Universidade Salgado de Oliveira, licenciado em Física pela Faculdade Única, Pós-graduação Lato Sensu em Educação Tecnológica pelo CEFET RJ, mestrado em Ciências e Tecnologias dos Materiais, UEZO. E-mail: ciedistancia@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Souza, J. L. de, & Santa Ana, M. de F. . (2021). O ENSINO DA MATEMÁTICA E OS NÚMEROS IRRACIONAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1352–1362. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1790