MATEMÁTICA GAMEFICADA: TOON MATH ENDLESS COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Autores

  • Alesandra Lopes Cardoso SEMED
  • Cleidison da Silva Santos Instituto Federal do Pará
  • Ramiro Tadeu Wisnieski Instituto Federal de São Paulo
  • Arlon Francisco Carvalho Martins Instituto Federal do Pará – IFPA
  • José Pereira de Queiroz Universidade nacional de Rosario

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3135

Palavras-chave:

Aprendizagem. Matemática e jogos.

Resumo

O ensino tradicional da matemática nas escolas promove a memorização de fatos e procedimentos. Estudos indicam que a maioria dos alunos tem problemas para aprender matemática devido à falta de motivação, tédio, pouco incentivo para a autoaprendizagem, falta de interesse e proficiência no assunto, falta de continuidade e foco. Com o objetivo de investigar a diferença entre usar instrução de ensino tradicional da matemática e o ensino com apoiado por software, jogos de matemática no desempenho de alunos de 6º ano em matemática, foi eleito como amostra 60 alunos do ensino fundamental II da escola São José do município de Santarém /PA. Eles foram divididos em dois grupos A com 32 alunos e B com 28. Foi proposto ao grupo B que instalasse e jogasse o Toon Math durante os meses de Agosto, setembro e outubro. Os alunos do grupo A e B, no final do mês de outubro, foram submetidos a um teste com 20 (vinte) questões de raciocínio logico e resoluções de problemas. O grupo B apresentou melhores resultados na media aritmética das resoluções dos números de questões e em consequência das notas. A pesquisa fornece uma visão geral da evidência teórica e empírica por trás do uso do jogo. O que nos leva a concluir que o Toon Math é uma ferramenta pedagógica que altamente pode desenvolver e auxiliar as habilidades de matemáticas em aluno de 6º ano.

Biografia do Autor

Alesandra Lopes Cardoso, SEMED

Professora Secretaria Municipal de Santarém /PA- SEMED. E-mail: alesandrakantcleidison@gmail.com;

Cleidison da Silva Santos, Instituto Federal do Pará

Professor do Instituto Federal do Pará – IFPA Campus Santarém . E mail: cleidison.santos@ifpa.edu.br.

Ramiro Tadeu Wisnieski, Instituto Federal de São Paulo

Professor e Me. Do Instituto Federal de São Paulo – IFSP. ramirotadeu@gmail.com

Arlon Francisco Carvalho Martins , Instituto Federal do Pará – IFPA

Professor e  Dr. do Instituto Federal do Pará – IFPA Campus Santarém

José Pereira de Queiroz, Universidade nacional de Rosario

Professor da escola  Josefa Barbosa Valente, secretaria de Educação de Góis e doutorando em Educação pela Universidade nacional de Rosario –UNR  queirozjosepirus@gmail.com

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Cardoso, A. L. ., Santos, C. da S. ., Wisnieski, R. T. ., Martins , A. F. C. . ., & Queiroz, J. P. de . (2021). MATEMÁTICA GAMEFICADA: TOON MATH ENDLESS COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1060–1074. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3135