A UNIÃO DO CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5318Palavras-chave:
Construcionismo. Consinstrucionismo. Gerações do Conhecimento. Instrucionismo. Jogo Educativo Digital. Objeto de Aprendizagem. Tetraedro da Aprendizagem.Resumo
Esse artigo relatou como as abordagens tecnológica educacionais do construcionismo e instrucionismo podem ser empregadas de forma conjunta no desenvolvimento de um jogo educativo. A união e lapidação de ambas as teorias propostas por Seymour Papert, já foi objeto de estudo em artigo recente, inclusive foi apresentada na ocasião o surgimento de uma nova teoria, ou ainda abordagem tecnológica educacional, denominada consinstrucionismo. Por conseguinte, este trabalho tem por objetivo demonstrar como um objeto de aprendizagem (OA) do tipo jogo educativo digital, pode empregar os elementos constituintes do consinstrucionismo. Portanto, são elementos fundamentais e essenciais o tetraedro da aprendizagem e as gerações do conhecimento. Nesse contexto, é apresentado o jogo denominado Consinstru, ele é um dos componentes chave da tese que está sendo desenvolvida pelos autores. Em suma, este artigo apresenta as características do jogo denominado Consinstru que aludem e se relacionam diretamente com as premissas do consinstrucionismo, em especial os pilares do tetraedro de aprendizagem: instrução, construção, reflexão, correção/otimização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY