A UNIÃO DO CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO

Autores

  • Ramiro Tadeu Wisnieski Universidad Nacional de Rosario
  • Lacyr João Sverzut Universidade de França
  • Barbara Mendez

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5318

Palavras-chave:

Construcionismo. Consinstrucionismo. Gerações do Conhecimento. Instrucionismo. Jogo Educativo Digital. Objeto de Aprendizagem. Tetraedro da Aprendizagem.

Resumo

 Esse artigo relatou como as abordagens tecnológica educacionais do construcionismo e instrucionismo podem ser empregadas de forma conjunta no desenvolvimento de um jogo educativo. A união e lapidação de ambas as teorias propostas por Seymour Papert, já foi objeto de estudo em artigo recente, inclusive foi apresentada na ocasião o surgimento de uma nova teoria, ou ainda abordagem tecnológica educacional, denominada consinstrucionismo. Por conseguinte, este trabalho tem por objetivo demonstrar como um objeto de aprendizagem (OA) do tipo jogo educativo digital, pode empregar os elementos constituintes do consinstrucionismo. Portanto, são elementos fundamentais e essenciais o tetraedro da aprendizagem e as gerações do conhecimento. Nesse contexto, é apresentado o jogo denominado Consinstru, ele é um dos componentes chave da tese que está sendo desenvolvida pelos autores. Em suma, este artigo apresenta as características do jogo denominado Consinstru que aludem e se relacionam diretamente com as premissas do consinstrucionismo, em especial os pilares do tetraedro de aprendizagem: instrução, construção, reflexão, correção/otimização.    

Biografia do Autor

Ramiro Tadeu Wisnieski, Universidad Nacional de Rosario

Doutorando em Ciência da Educação na UNR (AR). Mestre em Ciência da Educação na UFRJ / Universidad Americana -PY. Especialista em Educação na FTC. Analista de Sistemas no IFSP.  ramirotadeu@gmail.com

Lacyr João Sverzut, Universidade de França

Doutorado em Ciências na Universidade de Franca (UNIFRAN). lacyrsverzut@gmail.com.

Barbara Mendez

Doctorado em Humanidades y Artes com mención em linguística. E-mail: mendezauberbarbara@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Wisnieski, R. T. ., Sverzut, L. J. ., & Mendez, B. . (2022). A UNIÃO DO CONSTRUCIONISMO E INSTRUCIONISMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCATIVO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1864–1871. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5318