CONSINSTRUCIONISMO APLICADO NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15398Palavras-chave:
Construcionismo. Consinstrucionismo. Instrucionismo. Interação Humano-Computador (IHC). Jogo Educativo Digital.Resumo
Neste terceiro artigo acerca do tema consinstrucionismo, é relatado o epílogo do estudo que permeou a tese de doutorado do autor. Esta obra, portanto, apresenta os resultados obtidos a partir de pesquisa com a efetiva aplicação do jogo educativo construído. O já conhecido objeto de aprendizagem do tipo jogo educativo digital, denominado Consinstru, uniu e lapidou as teorias instrucionista e construcionista para materializar o surgimento da nova abordagem de ensino, consinstrucionismo, todavia ainda faltava registrar a eficácia da nova teoria tendo em vista a percepção do uso por usuários. Estes últimos, foram os participantes envolvidos na pesquisa, mais especificamente compostos por estudantes e docentes do curso de informática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Para obter uma melhor percepção do uso do jogo, utilizou-se em conjunto as técnicas de teste de usabilidade de software e entrevistas semiestruturadas. Ao final da pesquisa, pode-se averiguar a eficácia da teoria consinstrucionista, pois uma vez aplicado o jogo aos usuários e, por conseguinte, respondidos os testes e questionários, foi respondida satisfatoriamente a hipótese de que houve uma percepção significativa, mesmo de forma transparente, dos paradigmas instrucionista e construcionista utilizados pelos docentes e alunos do curso de computação do IFSP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY