O USO DE HQs NO ENSINO E NA VALORIZAÇÃO CULTURAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Autores

  • Gleice Socorro Nogueira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Gleiciane Santos da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Jaiane Sá Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Cleidison da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18311

Palavras-chave:

HQs. Ensino e Aprendizagem. Metodologias.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma revisão bibliográfica, o uso das Histórias em Quadrinhos (HQs) como suporte metodológico no ensino-aprendizagem, assim como seu impacto na valorização da memória coletiva e no resgate histórico e identitário de comunidades quilombolas. O trabalho priorizou artigos, TCCs, dentre outros com o intuito de evidenciar o impacto positivo do uso de HQs como ferramenta metodológica eficaz na formação de alunos leitores e críticos. Diante dos trabalhos analisados, ficou claro e evidente, segundo as experiências e pesquisas citadas, que as Histórias em quadrinhos além de possuírem um aspecto mais lúdico que despertam o interesse do jovem leitor, também é sem dúvida um meio de conhecimento válido e eficaz. Os resultados apontam ainda que os autores das pesquisas utilizadas para embasamento deste trabalho, realizaram suas pesquisas e provaram por meio de experiências reais que as histórias em quadrinhos são uma metodologia de ensino eficaz e precisa para um bom desenvolvimento do jovem leitor.

Downloads

Biografia do Autor

Gleice Socorro Nogueira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Santarém.

Gleiciane Santos da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Santarém. 

Jaiane Sá Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Santarém. 

Cleidison da Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Educação – Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Santarém.

Downloads

Publicado

2025-03-07

Como Citar

Silva, G. S. N. da, Costa, G. S. da, Nascimento, J. S., & Santos, C. da S. (2025). O USO DE HQs NO ENSINO E NA VALORIZAÇÃO CULTURAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 309–319. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18311