MODERNIDADE E RESSIGNIFICAÇÃO: ASPECTOS RELEVANTES ACERCA DA TEORIA CRÍTICA DO DIREITO E DO PLURALISMO JURÍDICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16709

Palavras-chave:

Estado.Democracia. Liberalismo

Resumo

A presente pesquisa foi elaborada com intuito de trazer à tona alguns aspectos relevantes sobre a teoria crítica do direito e o pluralismo jurídico. Inicialmente, foi elaborada uma análise introdutória, buscando situar conceitos basilares e importantes para a compreensão do tema. Assim, o surgimento do Estado Democrático de Direito e do Estado Liberal foram abordados a fim de ressaltar as nuances de ambos os modelos. Ato contínuo, a teoria crítica do direito foi posta em pauta, visando a sua conceituação e dimensão dentro da perspectiva modificativa do panorama jurídico. Por fim, abordou-se o pluralismo jurídico e a sua a relação com a criticidade do direito, capaz de promover outros olhares sobre a legitimação de novas demandas sociais. O presente trabalho tem caráter qualitativo e foi realizado por meio de pesquisas acadêmicas, utilizando-se do método hipotético-dedutivo.

Biografia do Autor

Erica de Azevedo Corrêa, Veni Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas na Veni Christian University, bacharel em Engenharia Química  pela Universidade Católica de Pernambuco. ORCID 0009-0008-0796-8336.

Bethânia Cavalcanti de Souza, Veni Christian University

Mestranda  Ciências Jurídicas na Veni Christian University, bacharel em direito pela Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Corrêa, E. de A., Souza, B. C. de, & Almeida, S. T. de. (2024). MODERNIDADE E RESSIGNIFICAÇÃO: ASPECTOS RELEVANTES ACERCA DA TEORIA CRÍTICA DO DIREITO E DO PLURALISMO JURÍDICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3212–3222. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16709