MODERNIDADE E RESSIGNIFICAÇÃO: ASPECTOS RELEVANTES ACERCA DA TEORIA CRÍTICA DO DIREITO E DO PLURALISMO JURÍDICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16709

Palavras-chave:

Estado.Democracia. Liberalismo

Resumo

A presente pesquisa foi elaborada com intuito de trazer à tona alguns aspectos relevantes sobre a teoria crítica do direito e o pluralismo jurídico. Inicialmente, foi elaborada uma análise introdutória, buscando situar conceitos basilares e importantes para a compreensão do tema. Assim, o surgimento do Estado Democrático de Direito e do Estado Liberal foram abordados a fim de ressaltar as nuances de ambos os modelos. Ato contínuo, a teoria crítica do direito foi posta em pauta, visando a sua conceituação e dimensão dentro da perspectiva modificativa do panorama jurídico. Por fim, abordou-se o pluralismo jurídico e a sua a relação com a criticidade do direito, capaz de promover outros olhares sobre a legitimação de novas demandas sociais. O presente trabalho tem caráter qualitativo e foi realizado por meio de pesquisas acadêmicas, utilizando-se do método hipotético-dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica de Azevedo Corrêa, Veni Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas na Veni Christian University, bacharel em Engenharia Química  pela Universidade Católica de Pernambuco. ORCID 0009-0008-0796-8336.

Bethânia Cavalcanti de Souza, Veni Christian University

Mestranda  Ciências Jurídicas na Veni Christian University, bacharel em direito pela Universidade Católica de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Corrêa, E. de A., Souza, B. C. de, & Almeida, S. T. de. (2024). MODERNIDADE E RESSIGNIFICAÇÃO: ASPECTOS RELEVANTES ACERCA DA TEORIA CRÍTICA DO DIREITO E DO PLURALISMO JURÍDICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 3212–3222. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16709