A EDUCAÇÃO E O TRABALHO PRISIONAL COMO FERRAMENTAS DE RESSOCIALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ARGENTINA NO CONTEXTO DO DIREITO COMPARADO

Autores

  • Eliane Maria Arcanjo da Silva Veni Creator Christian University
  • Suenya Talita de Almeida Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14978

Palavras-chave:

Direito comparado. Prisão. Qualificação profissional. Trabalho prisional. ressocialização.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo examinar a educação e o trabalho prisional como uma ferramenta de ressocialização, comparando as abordagens do Brasil e da Argentina no contexto do Direito Comparado. Ele investiga como esses dois países lidam com o oferecimento de estudo e emprego de detentos e como isso afeta sua reintegração à sociedade após o cumprimento das penas. Para isso, o texto será divido em algumas etapas. Inicialmente, tece alguns comentários sobre a importância do princípio da dignidade humana no contexto prisional. Ao depois, faz-se uma abordagem acerca da relevância do direito comparado para a análise jurídica. Em seguida, são analisados os programas de capacitação dentro do sistema prisional no direito argentino. Na sequência, o artigo analisa as políticas de reintegração, com enfoque na qualificação profissional dos prisioneiros no Brasil. Por fim, o estudo destaca as diferenças nas políticas de trabalho prisional, incluindo a legislação, programas de treinamento e oportunidades de emprego dentro e fora das prisões. O trabalho será desenvolvido mediante o método indutivo, baseado em doutrinas, legislação brasileira e argentina e artigos científicos sobre o tema.

Downloads

Biografia do Autor

Eliane Maria Arcanjo da Silva, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University.

Suenya Talita de Almeida, Veni Creator Christian University

Professora e orientadora. Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Silva, E. M. A. da, & Almeida, S. T. de. (2024). A EDUCAÇÃO E O TRABALHO PRISIONAL COMO FERRAMENTAS DE RESSOCIALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E ARGENTINA NO CONTEXTO DO DIREITO COMPARADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2846–2859. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14978