CRIMINOLOGIA PÓS-MODERNA: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA

Autores

  • Alexandre Ferreira da Silva Veni Creator Christian University
  • Suenya Talita de Almeida Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18310

Palavras-chave:

Criminologia. Criminologia Crítica. Criminologia Pós-moderna.

Resumo

Este artigo aborda a evolução da Criminologia ao longo do século XX, destacando a transição para uma abordagem mais crítica e pós-moderna, que integra não apenas o estudo do crime, mas também as dinâmicas sociais, políticas e econômicas que o cercam. A partir da análise das críticas de estudiosos como Giddens, Moraes e Zaffaroni, o texto explora a crise de identidade da Criminologia, caracterizada pela desconexão entre as leis penais e seus efeitos sociais reais, além de discutir a ineficácia das leis penais em promover justiça e ordem social. O artigo também examina a importância da estatística criminal, apresentando-a como uma ferramenta essencial para a análise das dinâmicas criminais, a formulação de políticas públicas mais eficazes e a compreensão das "cifras ocultas" da criminalidade. O método estatístico, ao ser aplicado na Criminologia crítica, vai além da simples quantificação de crimes, permitindo a diferenciação entre criminalidade real e revelada, e contribuindo para o desenvolvimento de intervenções mais fundamentadas em dados concretos.

Downloads

Biografia do Autor

Alexandre Ferreira da Silva, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University. 

Suenya Talita de Almeida, Veni Creator Christian University

Orientadora. Professora Doutora em Direito - orientadora do curso de mestrado em ciências jurídicas pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-03-07

Como Citar

Silva, A. F. da, & Almeida, S. T. de. (2025). CRIMINOLOGIA PÓS-MODERNA: UMA REFLEXÃO METODOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 371–381. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18310