O PROTAGONISMO FEMININO CONTEMPORÂNEO E SEUS REFLEXOS NA SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE DA PRESSÃO SOCIAL E DA DUPLA JORNADA VIVENCIADAS PELAS MULHERES

Autores

  • Thalita Julia Aguiar Silva Santos Veni Creator Christian University
  • Suenya Talita de Almeida Veni Creator Chistian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24220

Palavras-chave:

Mulheres. Sobrecarga. Saúde mental. Pressão social.

Resumo

Este artigo analisa a relação entre o protagonismo feminino contemporâneo e a saúde mental, investigando os reflexos da pressão social e da dupla jornada de trabalho no bem-estar psíquico das mulheres. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica, fundamentada no estudo de literatura especializada e dados sociodemográficos recentes acerca das transformações nos papéis de gênero e a divisão sexual do trabalho. Os principais resultados demonstram que, apesar da ascensão da mulher a posições de destaque profissional, não houve uma redistribuição equitativa das responsabilidades domésticas. Observou-se que a acumulação de funções, somada à cobrança por padrões idealizados, gera uma sobrecarga cognitiva que se relaciona diretamente com o aumento de patologias como ansiedade, depressão e a Síndrome de Burnout. Conclui-se que o atual modelo de empoderamento, desprovido de suporte estrutural, é insustentável para a saúde integral da mulher. O estudo reforça a relevância de desconstruir o mito da “supermulher”, sugerindo o desenvolvimento de políticas públicas e corporativas de equidade que visem mitigar o adoecimento e assegurar o equilíbrio psicossocial feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Julia Aguiar Silva Santos, Veni Creator Christian University

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (2006). Pós-graduação latu sensu em Direito Processual: grandes transformações pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010). Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University.

Suenya Talita de Almeida, Veni Creator Chistian University

Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Área de Pesquisa Teoria Geral do Direito e Direitos Humanos. Professora. Orientadora. Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2026-02-13

Como Citar

Santos, T. J. A. S., & Almeida, S. T. de. (2026). O PROTAGONISMO FEMININO CONTEMPORÂNEO E SEUS REFLEXOS NA SAÚDE MENTAL: UMA ANÁLISE DA PRESSÃO SOCIAL E DA DUPLA JORNADA VIVENCIADAS PELAS MULHERES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(2), 1–14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i2.24220