POLÍTICA PÚBLICA PARA A REINSERÇÃO SOCIAL DO EGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL

Autores

  • Fernando Rodrigo Henkes Universidade em Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Mayara Coi Chaves Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Daniel de Azevedo Crespo Faculdade Venda Nova do Imigrante
  • Felipe Rodrigo Kipper Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Leonardo Nogueira da Silva Faculdade Portoalegrense - FAPA
  • Gabriel Soares Mendes Universidade Franciscana

Palavras-chave:

Política Pública. Reinserção. Egresso.

Resumo

 A exposição que segue será sobre o livro "Política Pública para a Reintegração Social do Egresso do Sistema Prisional Brasileiro". Escrito por um grupo de especialistas na área, a obra traz uma análise profunda sobre a problemática do sistema prisional brasileiro e as políticas públicas voltadas para a reintegração social dos egressos.

O sistema prisional brasileiro é conhecido por enfrentar uma série de desafios e problemas estruturais que afetam a qualidade de vida dos detentos e a eficácia da ressocialização dos presos.

Um dos principais problemas do sistema prisional brasileiro é a superlotação das prisões, que muitas vezes abrigam um número de presos muito acima da capacidade estipulada. Isso resulta em condições insalubres e degradantes para os detentos, além de aumentar a violência e a criminalidade dentro das prisões.

Além disso, o sistema prisional brasileiro é marcado por uma série de violações de direitos humanos, incluindo tortura, maus-tratos, condições desumanas de confinamento e falta de acesso a serviços básicos, como saúde e educação.

Outro desafio enfrentado pelo sistema prisional brasileiro é a falta de investimentos em programas de ressocialização dos presos. Muitos detentos não têm acesso a atividades educacionais, profissionalizantes ou de trabalho, o que dificulta a sua reintegração na sociedade após a soltura.

Ademais, o sistema prisional brasileiro tem um alto índice de reincidência, ou seja, muitos ex-presos acabam retornando ao crime após deixarem a prisão. Isso pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo a falta de oportunidades de trabalho e a estigmatização social.

Diante desses problemas, o sistema prisional brasileiro precisa de uma série de reformas e melhorias para garantir a dignidade e os direitos dos presos, bem como promover a sua ressocialização e reinserção na sociedade. Isso inclui investimentos em programas de educação, trabalho e assistência social, além de medidas para reduzir a superlotação e a violência dentro das prisões.

O livro segue discutindo o contexto do sistema prisional brasileiro, destacando seus principais problemas, tais como superlotação, violência e precariedade das condições de vida dos detentos. Em seguida, os autores apresentam uma revisão da literatura sobre as políticas públicas de reintegração social, buscando identificar as melhores práticas adotadas em outros países e os desafios específicos do contexto brasileiro.

Com base nessa revisão da literatura, o livro propõe uma série de recomendações para a criação de políticas públicas mais eficazes de reintegração social, que vão desde a elaboração de planos de reinserção individualizados até o desenvolvimento de programas de capacitação profissional e ações de apoio psicológico e emocional.

O livro também traz exemplos concretos de programas e projetos que têm obtido sucesso na reintegração social de egressos em diferentes partes do país, mostrando que é possível mudar a realidade do sistema prisional brasileiro com políticas públicas bem planejadas e implementadas.

Em epítome, "Política Pública para a Reintegração Social do Egresso do Sistema Prisional Brasileiro" é uma obra fundamental para todos aqueles interessados em entender e propor soluções para a problemática do sistema prisional brasileiro. Com uma abordagem multidisciplinar e baseada em evidências, o livro oferece uma visão clara e objetiva sobre o tema, trazendo reflexões importantes para a construção de um país mais justo e solidário.

 

Biografia do Autor

Fernando Rodrigo Henkes, Universidade em Santa Cruz do Sul - UNISC

Direito - UNISC

Mayara Coi Chaves, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Gestão Ambiental - UFPEL

Daniel de Azevedo Crespo, Faculdade Venda Nova do Imigrante

Pós-graduado em gestão prisional - Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Felipe Rodrigo Kipper, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Graduação: em Direito - Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC.

 

Leonardo Nogueira da Silva, Faculdade Portoalegrense - FAPA

Administração de empresas pela Faculdade Portoalegrense - FAPA.

Gabriel Soares Mendes, Universidade Franciscana

Bacharel em Direito - Universidade Franciscana (Santa Maria - RS)

Downloads

Publicado

2023-02-17

Como Citar

Henkes, F. R. ., Chaves, M. C. ., Crespo, D. de A. ., Kipper, F. R. ., Silva, L. N. da ., & Mendes, G. S. . (2023). POLÍTICA PÚBLICA PARA A REINSERÇÃO SOCIAL DO EGRESSO DO SISTEMA PRISIONAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–65. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/8491

Edição

Seção

E-books

Categorias