ADOECIMENTO DOCENTE DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ATESTADOS MÉDICOS DE SAÚDE

Autores

  • Elen Villegas Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Alexandra Maria Almeida Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Albert Schiaveto de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1669

Palavras-chave:

Doença. Docentes. Universidade.

Resumo

O professor é um dos principais agentes de mudança social sendo fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Esse profissional facilita o desenvolvimento intelectual, emocional, social, cultural, político e profissional de alunos. Conhecer o processo de adoecimento docente assim como formular estratégias de melhoria na saúde destes profissionais se torna relevante para o desenvolvimento social. Objetivo: Verificar o adoecimento docente através da análise de atestados médicos. Método: Estudo transversal que analisou atestados de saúde de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, entre os anos de 2007 e 2017. Resultados: Registrou-se 2525 atestados, representando um total de 62956 dias de trabalho perdidos. Os docentes adoecem principalmente por doenças mentais 19,8% (499), sendo o transtorno depressivo recorrente e os episódios depressivos os mais frequentes. A segunda causa de adoecimento foram doenças do sistema osteomuscular10,5% (264) sendo mais frequentes os problemas relacionados à coluna vertebral. Conclusão: Doenças mentais e comportamentais foram as mais prevalentes entre os docentes.

Biografia do Autor

Elen Villegas Campos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela UFMS. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Enfermagem pela UFMS. Professora do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). E-mail: elenvillegas@hotmail.com.

Alexandra Maria Almeida Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Biosystems Eng. and Environmental Science, The University of Tennessee. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenadora do Programa de Pós- Graduação Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Atualmente desenvolve projetos em saúde ambiental, saúde do trabalhador e avaliação de serviços de saúde.

Albert Schiaveto de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (2001) e doutorado (2004) em Ciências (Fisiologia) pela Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Em 2013 concluiu um ano de pós-doutorado na University of Oxford, UK, por meio da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Trabalhou no Hospital Adventista do Pênfigo de 1989 a 1998 (Campo Grande, MS). Atuou como docente na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de 1996 a 2008 (Campo Grande, MS). Desde 2008 é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atualmente como professor associado, ao nível de graduação, orientador credenciado no Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da UFMS. É o atual pró reitor de assuntos estudantis da UFMS. É avaliador do INEP/MEC para o curso de Fisioterapia. Tem experiência nas áreas de Fisioterapia e Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plasticidade neuronal, memória espacial, fisiologia dos núcleos da base do cérebro e bioestatística.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Campos, E. V. ., Carvalho, A. M. A. ., & Souza, A. S. de . (2021). ADOECIMENTO DOCENTE DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS ATESTADOS MÉDICOS DE SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1–14. https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1669