A CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA INFANTIL TÁTIL SOBRE A DOENÇA COVID-19 EM MEIO À PANDEMIA: UMA AÇÃO LITERÁRIA INCLUSIVA

Autores

  • Cristina Silva Ribeiro de Souza Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3118

Palavras-chave:

História Infantil tátil. Deficiência Visual. Pandemia. Covid-19.

Resumo

O propósito do estudo aqui apresentado é o de analisar e compartilhar as possibilidades e contribuições que as histórias infantis táteis podem promover ao pequeno leitor com deficiência visual (DV). A partir dessa concepção cabe uma reflexão sobre as estratégias que podemos desenvolver de forma enriquecedora a fim de possibilitar a criança cega uma vivência mais significativa e concreta a partir das ilustrações que compõem uma história. Pode-se afirmar que o livro objeto aqui apresentado potencializa a participação e interação dos alunos com deficiência visual promovendo a inclusão de todos os envolvidos no processo educativo.

Biografia do Autor

Cristina Silva Ribeiro de Souza, Universidade Federal Fluminense

Professora, artesã, autora de livros táteis, pesquisadora. Mestra em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense- UFF. Especialização em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes / AVM. Graduada em Pedagogia pelo Instituto Isabel Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Integra o quadro de docentes da equipe de Educação Infantil do Instituto Benjamin Constant.

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Souza, C. S. R. de . (2021). A CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA INFANTIL TÁTIL SOBRE A DOENÇA COVID-19 EM MEIO À PANDEMIA: UMA AÇÃO LITERÁRIA INCLUSIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 836–858. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3118