A IMPLEMENTAÇÃO DAS TEORIAS DE GARDNER: APLICANDO AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Nilson da Cruz Fonseca Christian Business School https://orcid.org/0009-0002-4716-358X
  • Francisco Wallisson Moreira de Souza Christian Business School https://orcid.org/0009-0004-3864-3519
  • Valdirene Solano Dias Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Universidade federal de Pernambuco
  • Alexandra Pereira Goulart Universidade Europeia do Atlântico
  • Belardino Souza Pereira Neto Universidade Europeia do Atlântico
  • Roseni Lima Borges Universidade Europeia do Atlântico
  • Verônica Maria Costa Carvalho Universidade Europeia do Atlântico
  • Erika Joaquina Barboza Martins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14998

Palavras-chave:

Múltiplas inteligências. Howard Gardner. Educação inclusiva. Estratégias pedagógicas. Escola Municipal São João da Prata.

Resumo

O artigo explora a aplicação da Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner na Escola Municipal São João da Prata, em Itamaraju, Bahia. A pesquisa qualitativa exploratória envolveu observação participante, entrevistas semiestruturadas, questionários e análise de documentos para investigar como diferentes inteligências são desenvolvidas em sala de aula. Gardner identificou inicialmente sete inteligências: linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, musical, interpessoal e intrapessoal, adicionando posteriormente a inteligência naturalista. A pesquisa destacou como a diversificação das estratégias pedagógicas pode atender a essas variadas inteligências, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz. Os resultados indicam que a valorização das diferentes inteligências contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, respeitando suas particularidades e potencializando suas capacidades individuais. A implementação de atividades que estimulam inteligências como a linguística, musical e espacial, entre outras, demonstrou ser eficaz na promoção de um ensino mais democrático e engajador. Este estudo contribui para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras que valorizam a diversidade de inteligências, ressaltando a importância de um planejamento educacional que considere as múltiplas facetas do desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson da Cruz Fonseca, Christian Business School

Doutorando em Educação - Christian Business School. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-4716-358X.

Francisco Wallisson Moreira de Souza, Christian Business School

Doutorando em Educação - Christian Business School.

Valdirene Solano Dias, Christian Business School

Doutorando em Educação - Christian Business School.

Diógenes José Gusmão, Universidade federal de Pernambuco

Doutor em Biologia - Universidade federal de Pernambuco.

Alexandra Pereira Goulart, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação - Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.

Belardino Souza Pereira Neto, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação - Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.

Roseni Lima Borges, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação - Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.

Verônica Maria Costa Carvalho, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação - Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.

Erika Joaquina Barboza Martins

Coautora.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Fonseca, N. da C., Souza, F. W. M. de, Dias, V. S., Gusmão, D. J., Goulart, A. P., Pereira Neto, B., … Martins, E. J. B. (2024). A IMPLEMENTAÇÃO DAS TEORIAS DE GARDNER: APLICANDO AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2860–2876. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14998