A IMPLEMENTAÇÃO DAS TEORIAS DE GARDNER: APLICANDO AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Nilson da Cruz Fonseca Christian Business School https://orcid.org/0009-0002-4716-358X
  • Francisco Wallisson Moreira de Souza Christian Business School https://orcid.org/0009-0004-3864-3519
  • Valdirene Solano Dias Christian Business School
  • Diógenes José Gusmão Universidade federal de Pernambuco
  • Alexandra Pereira Goulart Universidade Europeia do Atlântico
  • Belardino Souza Pereira Neto Universidade Europeia do Atlântico
  • Roseni Lima Borges Universidade Europeia do Atlântico
  • Verônica Maria Costa Carvalho Universidade Europeia do Atlântico
  • Erika Joaquina Barboza Martins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14998

Palavras-chave:

Múltiplas inteligências. Howard Gardner. Educação inclusiva. Estratégias pedagógicas. Escola Municipal São João da Prata.

Resumo

O artigo explora a aplicação da Teoria das Múltiplas Inteligências de Howard Gardner na Escola Municipal São João da Prata, em Itamaraju, Bahia. A pesquisa qualitativa exploratória envolveu observação participante, entrevistas semiestruturadas, questionários e análise de documentos para investigar como diferentes inteligências são desenvolvidas em sala de aula. Gardner identificou inicialmente sete inteligências: linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, musical, interpessoal e intrapessoal, adicionando posteriormente a inteligência naturalista. A pesquisa destacou como a diversificação das estratégias pedagógicas pode atender a essas variadas inteligências, promovendo um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz. Os resultados indicam que a valorização das diferentes inteligências contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, respeitando suas particularidades e potencializando suas capacidades individuais. A implementação de atividades que estimulam inteligências como a linguística, musical e espacial, entre outras, demonstrou ser eficaz na promoção de um ensino mais democrático e engajador. Este estudo contribui para a disseminação de práticas pedagógicas inovadoras que valorizam a diversidade de inteligências, ressaltando a importância de um planejamento educacional que considere as múltiplas facetas do desenvolvimento humano.

Biografia do Autor

Nilson da Cruz Fonseca, Christian Business School

Doutorando em Educação - Christian Business School. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-4716-358X.

Francisco Wallisson Moreira de Souza, Christian Business School

Doutorando em Educação - Christian Business School.

Valdirene Solano Dias, Christian Business School

Doutorando em Educação - Christian Business School.

Diógenes José Gusmão, Universidade federal de Pernambuco

Doutor em Biologia - Universidade federal de Pernambuco.

Alexandra Pereira Goulart, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação - Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.

Belardino Souza Pereira Neto, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação - Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.

Roseni Lima Borges, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação - Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.

Verônica Maria Costa Carvalho, Universidade Europeia do Atlântico

Mestrando em Educação - Universidade Europeia do Atlântico – Espanha.

Erika Joaquina Barboza Martins

Coautora.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

Fonseca, N. da C., Souza, F. W. M. de, Dias, V. S., Gusmão, D. J., Goulart, A. P., Pereira Neto, B., … Martins, E. J. B. (2024). A IMPLEMENTAÇÃO DAS TEORIAS DE GARDNER: APLICANDO AS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2860–2876. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14998