RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA ESCOLAR COM ALUNOS DE INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR MÉDIO/ TÉCNICO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA - PARANÁ

Autores

  • Poliane Lagner de Silveira de Gouvêa Unifaesp
  • Regina Maria Machado UniEnsino
  • Diego da Silva UniEnsino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14621

Palavras-chave:

Psicologia escolar. Alunos de Inclusão. Relações sociais. Vivência acadêmica.

Resumo

O trabalho em questão é uma narrativa sobre a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado de observação em psicologia escolar com alunos de inclusão no curso de Psicologia. Essa experiência ocorreu no ano de 2024, em uma escola pública da rede estadual localizada em Curitiba, Paraná. Durante esse período, foi observada a rotina de aulas realizadas por alunos com apoio de TEA nível I e II e TOD, alunos estes do primeiro ano do ensino médio técnico em administração e logística, com o objetivo de destacar a importância do desenvolvimento de valores, das relações sociais e da responsabilidade no processo de ensino-aprendizado com estas neurodivergências. O foco central dos trabalhos era incentivar a integração dos dos alunos em relação à sua própria educação, destacando a relevância deles para a experiência acadêmica. A fundamentação teórica foi baseada em conceitos relacionados à atuação do psicólogo escolar (FREIRE, 1997; HERCULANO,2016; VIANA 2006,2016) estabelecendo uma conexão com a Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1991,2009) em conjunto com (PRESTES, TUNES, 2018; REGO, 1995), sobre a importância das experiências e interações com o ambiente para o desenvolvimento, com as adaptações necessárias para os alunos portadores dos transtornos indicados. As observações possibilitaram prever, como os alunos desempenharam papéis ativos nas atividades em sala, e quais as dificuldades enfrentadas diárias por eles, em suas rotinas, decorrentes de suas limitações, em comparação aos demais alunos. Por meio das experiências oferecidas, surgiram reflexões e relatos acerca de comportamentos e conceitos que impactam de maneira favorável ou desfavorável no desenvolvimento cognitivo desses indivíduos.

Biografia do Autor

Poliane Lagner de Silveira de Gouvêa, Unifaesp

Discente do curso de Psicologia da Unifaesp. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA. advogada, Especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Unicuritiba, Mestranda em Criminologia pela UCES.

Regina Maria Machado, UniEnsino

Coordenadora e docente de Psicologia da UniEnsino.

Diego da Silva, UniEnsino

Docente de Psicologia da UniEnsino.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Gouvêa, P. L. de S. de, Machado, R. M., & Silva, D. da. (2024). RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PSICOLOGIA ESCOLAR COM ALUNOS DE INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR MÉDIO/ TÉCNICO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE CURITIBA - PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3230–3246. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14621