OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA SAÚDE MENTAL E NA APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO PRIVADO DE JUIZ DE FORA – MG

Autores

  • Caio Igor Reis de Paiva Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC
  • Carolina Montenegro Castro Damasceno Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC
  • Gabriela Santiago de Oliveira Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC
  • Nathalia Oliveira Queiroz Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC
  • Wilson Cazarim Neto Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC
  • Guilherme Henrique Faria do Amaral Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC
  • Anna Marcella Neves Dias Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC
  • Nathália Barbosa do Espírito Santo Mendes Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14055

Palavras-chave:

Covid-19 estudantes. Universitários. Saúde mental.

Resumo

Em dezembro de 2019 foi declarado o surto do novo coronavírus em Wuhan, na China, que foi considerado uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Além de atacar o sistema respiratório dos infectados, a saúde mental de toda a população também pode ter sido afetada. Objetivo: avaliar a saúde mental dos universitários dos cursos da área da saúde de um centro universitário privado do município de Juiz de Fora durante a pandemia e analisar o nível do aprendizado dos mesmos. Métodos: foi realizado um estudo observacional, transversal por meio de coleta de dados a partir de um questionário próprio elaborado especificamente para o estudo, com 248 estudantes da área da saúde de uma instituição privada de ensino, no município de Juiz de Fora. Resultados: verificou-se que dos 248 estudantes, apenas 46 (18%) afirmaram que as notas durante o ensino na pandemia refletiram de fato o aprendizado absorvido no período, apesar de a maioria ter tido notas superiores. A maioria dos alunos relatou piora na saúde mental, sendo que dentre as queixas relacionadas à saúde mental, a mais prevalente foi ansiedade. Conclusão: Foi observada uma piora na saúde mental e no aprendizado dos universitários durante a pandemia de COVID-19.

Biografia do Autor

Caio Igor Reis de Paiva, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

Acadêmico de Medicina do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Juiz de Fora-MG.

Carolina Montenegro Castro Damasceno, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

2Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Juiz de Fora-MG.

Gabriela Santiago de Oliveira, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

3Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Juiz de Fora-MG.

Nathalia Oliveira Queiroz, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

4Acadêmica de Medicina do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Juiz de Fora-MG.

Wilson Cazarim Neto, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

Acadêmico de Medicina do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Juiz de Fora-MG.

Guilherme Henrique Faria do Amaral, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

6Médico, Professor de Medicina do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Juiz de Fora-MG. 

Anna Marcella Neves Dias, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

7Fonoaudióloga, Professora de Medicina do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Juiz de Fora-MG. 

Nathália Barbosa do Espírito Santo Mendes, Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC

Bióloga, Professora de Medicina do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC – Juiz de Fora-MG. 

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Paiva, C. I. R. de, Damasceno, C. M. C., Oliveira, G. S. de, Queiroz, N. O., Cazarim Neto, W., Amaral, G. H. F. do, … Mendes, N. B. do E. S. (2024). OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA SAÚDE MENTAL E NA APRENDIZAGEM DOS ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO PRIVADO DE JUIZ DE FORA – MG . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5794–5803. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14055