SOFRIMENTO E TRANSTORNOS MENTAIS EM DISCENTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16510Palavras-chave:
Estudantes. Enfermagem. Estresse psicológico.Resumo
Esse artigo buscou identificar, na literatura científica, evidências sobre sofrimento e transtornos mentais em discentes da graduação em enfermagem. Foi utilizado como método a revisão integrativa da literatura sendo que a busca foi realizada nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em ciências da Saúde), IBECS (Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud), BDENF e MEDLINE, acessada via BVS., com delimitação temporal de 10 anos, contemplando estudos completos a partir de dados primários que atendam a questão de pesquisa. A coleta foi realizada em agosto de 2024, seguindo critérios de elegibilidade. Para melhor assimilação dos dados, após ampla leitura dos textos completos e análise criteriosa dos resultados encontrados nos artigos, emergiram as seguintes categorias temáticas a serem abordadas: O período de graduação e a interferência na saúde mental dos discentes, relação entre as características sociodemográficas e o estresse percebido nos discentes, os estressores identificados no período da graduação, como os acadêmicos lidam com aos estresse sofrido na graduação e a incidência de estresse, TMC´s, depressão e ansiedade nos acadêmicos. O resultado dos estudos demonstraram que os estudantes do campo da saúde têm níveis mais altos de estresse, ansiedade e depressão quando comparados aos estudantes universitários de outras áreas. Espera-se que este estudo sirva de guia para um melhor desempenho na graduação de enfermagem, diminuindo os sofrimentos e transtornos mentais que que causam impactos em discentes, e que estimule a desenvolver nos futuros acadêmicos de enfermagem capacidade de lidar com as fases da graduação.
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