SOFRIMENTO E TRANSTORNOS MENTAIS EM DISCENTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Rudson Micael Sousa da Silva Centro Universitário Santo Agostinho
  • Ludimila Keylla Silva Galvão Centro Universitário Santo Agostinho
  • Adriana Sávia de Souza Araújo Centro Universitário Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16510

Palavras-chave:

Estudantes. Enfermagem. Estresse psicológico.

Resumo

Esse artigo buscou identificar, na literatura científica, evidências sobre sofrimento e transtornos mentais em discentes da graduação em enfermagem. Foi utilizado como método a revisão integrativa da literatura sendo que a busca foi realizada nas bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em ciências da Saúde), IBECS (Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud), BDENF e MEDLINE, acessada via BVS., com delimitação temporal de 10 anos, contemplando estudos completos a partir de dados primários que atendam a questão de pesquisa. A coleta foi realizada em agosto de 2024, seguindo critérios de elegibilidade. Para melhor assimilação dos dados, após ampla leitura dos textos completos e análise criteriosa dos resultados encontrados nos artigos, emergiram as seguintes categorias temáticas a serem abordadas: O período de graduação e a interferência na saúde mental dos discentes, relação entre as características sociodemográficas e o estresse percebido nos discentes, os estressores identificados no período da graduação, como os acadêmicos lidam com aos estresse sofrido na graduação e a incidência de estresse, TMC´s, depressão e ansiedade nos acadêmicos. O resultado dos estudos demonstraram que os estudantes do campo da saúde têm níveis mais altos de estresse, ansiedade e depressão quando comparados aos estudantes universitários de outras áreas. Espera-se que este estudo sirva de guia para um melhor desempenho na graduação de enfermagem, diminuindo os sofrimentos e transtornos mentais que que causam impactos em discentes, e que estimule a desenvolver nos futuros acadêmicos de enfermagem capacidade de lidar com as fases da graduação.

Biografia do Autor

Rudson Micael Sousa da Silva, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmico. Centro Universitário Santo Agostinho. 

Ludimila Keylla Silva Galvão, Centro Universitário Santo Agostinho

Acadêmica. Centro Universitário Santo Agostinho. 

Adriana Sávia de Souza Araújo, Centro Universitário Santo Agostinho

Orientadora. Centro Universitário Santo Agostinho.  

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Silva, R. M. S. da, Galvão, L. K. S., & Araújo, A. S. de S. (2024). SOFRIMENTO E TRANSTORNOS MENTAIS EM DISCENTES DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 1528–1546. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16510