TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ALIANÇA QUE PODE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO FUTURO

Autores

  • Edilene Maria de Lima Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13836

Palavras-chave:

Interação. Inovação. Educação.

Resumo

A tecnologia está presente dentro das mais diversas áreas como saúde, economia, transporte, segurança, entre outras e com a educação não poderia ser diferente. As inovações e possibilidades trazidas pelo avanço tecnológico vem contribuir com a nova forma de educar. As metodologias ativas surgem para fazer com que os alunos tomem consciência de sua responsabilidade na construção de seu próprio saber, aplicando ferramentas interativas, que estimulam a cooperação e a empatia entre os estudantes, que têm no professor um orientador no seu processo de aprendizagem. A pesquisa quanto à abordagem é qualitativa, quanto à natureza se apresenta como descritiva, e no que tange aos procedimentos de coleta utilizou a bibliográfica e o questionário A pesquisa foi delineada por meio de conceitos e estudos sobre tecnologia e metodologias ativas, bem como o uso das duas ferramentas no desenvolvimento da educação. Os resultados mostram que a aliança entre tecnologia e as metodologias ativas é um processo que pode contribuir na elaboração da educação do futuro, voltada para o aluno consciente do seu papel dentro da sociedade a qual faz parte.

Biografia do Autor

Edilene Maria de Lima, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação, Veni Creator Christian University. 

Maria Pricila Miranda dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestre pela Universidade Federal de Pernambuco. 

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

Lima, E. M. de, & Santos, M. P. dos. (2024). TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVAS: UMA ALIANÇA QUE PODE CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO DO FUTURO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 1294–1307. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13836