PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO ESTADUAL

Autores

  • Maria de Fátima Carneval Costa Veni Creator University
  • Eliseu Magno Silva Carneiro Centro Universitário UNIFG/PE
  • Everson Vagner de Lucena Santos Veni Creator University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13270

Palavras-chave:

Aposentadoria. Instituição. Poder judiciário. Preparação.

Resumo

O presente relato de experiência objetiva dar ciência acerca de um Programa de Preparação para a Aposentadoria de uma Instituição do Poder Judiciário estadual, destacando especial atenção às questões relacionadas à construção de Projetos de vida, transição para a aposentadoria e suas diversas implicações para trabalhadores e organizações. Trata-se de estudo descritivo, realizado a partir dos dados institucionais, bem como pela análise, observação e reflexão da experiência de profissionais que integram a equipe multidisciplinar responsável pelo Programa. Quanto aos resultados, convém destacar a dinâmica e benefícios oferecidos tanto aos participantes quanto à organização. De fato, o Programa contribui para uma reflexão envolvente sobre esse novo período de transformação que faz o indivíduo se sentir desafiado a pensar sobre o presente e construir o futuro, além de oferecer algumas ferramentas para se trabalhar com mais bem-estar e segurança essa nova fase de vida, com o intuito de apontar caminhos e a importância de desenvolver projetos mais alinhados com esse novo momento. De igual modo, favorece a gestão de pessoas no âmbito do serviço público, posto que melhora o processo sucessório; otimiza o planejamento da distribuição da força de trabalho; realça a responsabilidade social; previne e trata conflitos e fortalece a marca da Instituição.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Carneval Costa, Veni Creator University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator University; Especialista em Gestão e Liderança pela UFPE; Especialista em Psicologia Jurídica pela UFPE.  

Eliseu Magno Silva Carneiro, Centro Universitário UNIFG/PE

Mestre em Inovação e Desenvolvimento pelo Centro Universitário UNIFG/PE. 

Everson Vagner de Lucena Santos, Veni Creator University

Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator University; Doutorando em Ciências da Saúde pela FMABC/SP; Mestre em Saúde Coletiva pela UNISANTOS/SP.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Como Citar

Costa, M. de F. C., Carneiro, E. M. S., & Santos, E. V. de L. (2024). PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO ESTADUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 1750–1762. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13270