MODIFICANDO COMPORTAMENTOS DISFUNCIONAIS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ECONOMIA DE FICHA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13107Palavras-chave:
Modificação de Comportamento. Crianças e Adolescentes. Sistema de Economia de Fichas.Resumo
Este trabalho acadêmico busca dissertar sobre a modificação de comportamento disfuncionais de crianças e adolescentes, utilizando o Sistema de Economia de Fichas, objetivando verificar diferenças nos efeitos de um Sistema de Fichas sobre o comportamento dos grupos citados. Para tanto, o método de pesquisa experimental foi utilizado, havendo a participação de uma criança e um adolescente, tendo como Variável Depende (VDs) os comportamentos de “arrumar a cama”, “escovar os dentes”, “tomar banho”, “estudar” e “lavar as mãos antes das refeições” e como Variável Independente (VI) o Sistema de Economia de Fichas. O experimento se deu em 3 fases (A, B e C), onde na Fase A houve o acompanhamento das VDs para verificar a quantidade de vezes que cada uma ocorria. Na Fase B, houve o reforçamento positivo por meio da VI (Sistema de Economia de Fichas) das VDs “arrumar a cama”, “escovar os dentes”, “tomar banho” e “estudar”, verificando o aumento médio da ocorrência das mesmas em 366,67 % para a criança e 174,07% para o adolescente, quando comparado com a Fase A, e a não diminuição de incidência da VD “lavar as mãos antes das refeições”, onde, esta última, não foi reforçada. Na Fase C (fading out), houve a retirada do reforçamento positivo nas VDs “arrumar a cama” e “escovar os dentes”, verificando a não diminuição da incidência de ocorrência nas VDs reforçadas e não reforçadas, em comparação com a Fase B. A Fase C, em comparação com a Fase B, demonstrou um pequeno aumento percentual na incidência média das VDs na criança (5,36%) e adolescente (6,76%), demonstrando consolidação da mudança de comportamento. Para os próximos experimentos, sugere-se que haja o aumento e diversidade de participantes.
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