IMPACTO DO PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DE HIV NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA DA AMAZÔNIA LEGAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15171

Palavras-chave:

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. HIV. Pediatria.

Resumo

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), representa um desafio global de saúde pública. No Brasil, o enfrentamento dessa epidemia é conduzido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na universalização do acesso ao tratamento antirretroviral e na redução do estigma associado à doença. Este estudo propõe analisar o impacto do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de HIV na população pediátrica da Amazônia Legal, visando identificar avanços, desafios e oportunidades para aprimorar as políticas de saúde nesta região. A pesquisa busca compreender os efeitos das diretrizes terapêuticas na saúde e no bem-estar das crianças e adolescentes afetados pelo HIV e relacionar o número de internações antes e após a publicação do novo PCDT. A metodologia adotada inclui uma abordagem quantitativa, combinando dados epidemiológicos de 2017 a 2023, extraídos no DATASUS, com análises de implementação contidas no PCDT. Nos resultados, observou-se uma redução no número de internações e óbitos no período avaliado, considerando o avanço na implementação do PCDT na região. Destaca-se a importância da continuidade dos esforços para superar desafios como desigualdades regionais, barreiras de acesso aos serviços de saúde e estigmatização social. Por fim, reitera-se a relevância dos avanços alcançados, e a necessidade contínua de estratégias mais específicas e eficazes no campo da pesquisa, a fim de aprimorar a resposta ao tratamento do HIV na Amazônia Legal e nas outras regiões geográficas.

Biografia do Autor

Alice Cristovão Delatorri Leite, Universidade Federal do Amapá

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil;

Lucas Bagundes da Silva, Universidade Federal do Amapá

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil.

Marcos André Oliveira da Costa, Universidade Federal do Amapá

Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil.

Waldomauro Ferreira de Melo, Universidade do Estado do Pará

Médico pediatra, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil.

Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias, Instituto Federal do Amapá

Biólogo, Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento,  Professor e pesquisador do Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Macapá, Amapá, Brasil.

Amanda Alves Fecury , Universidade Federal do Amapá

Biomédica, Doutora em Doenças Tropicais, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde, Macapá, Amapá, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Leite, A. C. D., Silva, L. B. da, Costa, M. A. O. da, Melo, W. F. de, Dias, C. A. G. de M., & Fecury , A. A. (2024). IMPACTO DO PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS DE HIV NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA DA AMAZÔNIA LEGAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 740–751. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15171